Tarrafal: Câmara municipal e CEDEAO reforçam parceria para promover desenvolvimento sustentável

Inicio | Cooperação
Tarrafal: Câmara municipal e CEDEAO reforçam parceria para promover desenvolvimento sustentável
04/08/25 - 03:49 pm

Tarrafal, 04 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal recebeu hoje uma delegação do parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) com o objectivo de fortalecer a cooperação entre a autarquia e a organização.

O intuito é trabalhar em projectos que beneficiem as comunidades locais, através do aproveitamento sustentável dos recursos naturais.

Em declarações à imprensa, a chefe da delegação dos deputados do parlamento da CEDEAO, Fanta Konté, destacou a importância dos projectos que promovam a sustentabilidade e o bem-estar das populações locais.

“Queremos assegurar que a população esteja satisfeita com os resultados, que a transparência e a eficácia dos programas sejam mantidas e que os benefícios cheguem às comunidades de forma concreta”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, o encontro em Tarrafal reforça o compromisso da CEDEAO em impulsionar o desenvolvimento sustentável no município, mediante parcerias que valorizem a natureza e promovam melhorias reais na qualidade de vida das comunidades.

Aliás, salientou que a expectativa é que futuras acções conjuntas possam transformar o município num exemplo de uso inteligente e sustentável dos recursos naturais.

Por seu turno, a vereadora Teresa Correia, em representação do presidente da autarquia tarrafalense, explicou que as partes discutiram possibilidades de cooperação e o desenvolvimento de projectos conjuntos.

Neste sentido, sublinhou que a autarquia demonstrou interesse em receber iniciativas da CEDEAO voltadas ao aproveitamento das potencialidades naturais do município, especialmente na área de energias renováveis, com destaque para a energia solar.

“Estamos abertos a trabalhar em parceria para implementar projectos que melhorem as condições de vida dos nossos munícipes, aproveitando os recursos que a própria natureza nos oferece”, afirmou Teresa Correia.

“Queremos uma colaboração estreita que possibilite a realização de ações concretas em energia, saúde, educação e desenvolvimento sustentável”, reforçou.

Além de outras visitas e encontros, a responsável por esta delegação informou que já participaram numa missão de supervisão ao Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE), sediado na Praia, para avaliar o funcionamento do centro, o impacto das suas actividades e garantir que os programas estejam alinhados com os objectivos estratégicos da organização, além de propor melhorias e novas iniciativas.

A missão da ECREEE, criada em 2010, actua na promoção do uso de energias renováveis e eficiência energética e acesso a serviços modernos, com foco na inclusão das zonas rurais e periurbanas.

Os seus esforços incluem sensibilização, capacitação, harmonização de políticas energéticas e captação de recursos financeiros para projectos sustentáveis.

MC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar