Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress)- Os talentos da música cabo-verdiana sobem ao palco da 4ª Gala Musical Todo Mundo Canta (TMC) Internacional, a 19 de Outubro, em Roterdão, para celebrar meio século da independência nacional e apoiar vítimas da tempestade tropical Erin.
Segundo a nota enviada à Inforpress, este ano, a gala reveste-se de um simbolismo especial ao assinalar o 50.º aniversário da independência de Cabo Verde, com uma celebração da história, da cultura e da música do arquipélago, enquanto reforça o papel da diáspora na preservação e divulgação deste património.
O evento vai contar com a participação de dez finalistas provenientes de dez países, que interpretarão duas músicas cada, “sendo uma obrigatoriamente” de estilo tradicional cabo-verdiano”.
Estão confirmados os artistas, Sueli dos Santos em representação da Alemanha, Viviane do Rosário (Bélgica), Iolanda Brito (Cabo Verde), Ronise Morais (Espanha), François Évora (França), Bernadette Pires (Holanda), Maria Benoliel Silva (Inglaterra), Elisabetta Gomes (Itália), Fábio Dias (Portugal) e Laura Cabral (Suíça).
O vencedor será distinguido com o prestigiado “Prémio Bana”, que contempla um valor monetário, a gravação de um single e de um videoclipe, bem como uma digressão promocional.
De acordo com a mesma fonte, a noite vai contar ainda com a presença da artista Dina Medina, acompanhada pela direcção de Jorge do Rosário e a sua banda.
Mais do que uma plataforma de talentos, o TMC Internacional assume este ano uma forte dimensão social.
Todas as receitas da gala vão reverter para as instituições de solidariedade em Santo Antão e São Nicolau, em resposta aos estragos provocados pela tempestade tropical Erin, que atingiu Cabo Verde em Agosto.
Criado em 2022, o TMC é uma iniciativa conjunta da SVTUR Entertainment (São Vicente) e da DRM (Roterdão, Países Baixos), com o apoio de parceiros institucionais e privados.
Através desta gala anual, o projecto promove talentos da música cabo-verdiana na diáspora, reforçando laços culturais e projectando a música no cenário internacional.
KF/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar