São Vicente: Universidade de Valladolid vai apoiar Uni-Mindelo no “mundo difícil” da investigação científica (c/áudio)

Inicio | Cooperação
São Vicente: Universidade de Valladolid vai apoiar Uni-Mindelo no “mundo difícil” da investigação científica (c/áudio)
03/05/24 - 02:30 pm

Mindelo, 03 Mai (Inforpress) – A Universidade de Valladolid (Espanha) vai apoiar a Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo) a desenvolver e entrar no “mundo tão difícil e tão custoso” da investigação científica, através da cooperação, que entra numa “nova fase”.

A informação foi avançada hoje, no Mindelo, pelo reitor da Uni-Mindelo, Albertino Graça, durante uma conferência de imprensa, na sequência da assinatura de um protocolo entre as duas instituições de ensino superior.

Conforme a mesma fonte, as duas universidades, que trabalham juntas há já alguns anos, entram numa “nova etapa” da colaboração, etapa “mais exigente” e que obrigará a instituição cabo-verdiana “a trabalhar na parte mais difícil, que é a investigação científica”.

Por isso, Albertino Graça atribui “muita importância” à sala da Universidade de Valladolid, inaugurada hoje na Uni-Mindelo.

“Isso significa que vamos aprofundar ainda mais a nossa colaboração com docentes e investigadores da Universidade de Valladolid, aqui em São Vicente, para fazer os seus trabalhos de investigação e, ao mesmo tempo, colaborar com os nossos investigadores, ajudando-os a também entrar neste mundo tão difícil e tão custoso que é a investigação científica”, considerou.

O reitor da Uni-Mindelo ressaltou as fases anteriores da colaboração que já permitiram formar mestres em Direito Marítimo e Comércio Internacional, como uma “contribuição extraordinária” para Cabo Verde como “um país 99 % mar”.

“Estão todos os mestres a dar a sua contribuição no desenvolvimento do País”, asseverou Albertino Graça, referindo-se a uma das áreas que a universidade espanhola tem permitido a formação de profissionais cabo-verdianos, para além de doutoramentos em Ciências Sociais e Ciências da Saúde.

Aliás, segundo a mesma fonte, esses doutoramentos permitiram à Uni-Mindelo formar os doutores necessários para manter o título da Universidade.

“Tem sido um passo extraordinário para nós, porque conseguir ter os doutores é um percurso difícil e que engloba também saídas de Cabo Verde”, ressaltou, aproveitando para agradecer a cooperação da Embaixada de Espanha, que esteve representada no acto, no Mindelo, pelo cônsul honorário.

Por seu lado, o reitor da Universidade de Valladolid, António Curto Cabrerizo, manifestou também a sua satisfação pela abertura da sala na universidade cabo-verdiana que, a seu ver, irá reforçar a dimensão internacional da universidade espanhola, por ser o primeiro espaço físico fora das suas instalações.

A mesma fonte realçou ainda a “taxa de sucesso” dos cursos realizados em conjunto com a Uni-Mindelo, instituição que tem “um potencial muito grande” pela frente.

“O que foi conseguido até agora é muito positivo, mas acreditamos que tem um potencial muito relevante para o futuro, muito promissor nestes domínios em que já se trabalhou”, reiterou António Curto Cabrerizo.

Até agora, o protocolo entre as duas universidades já permitiu concretizar 22 mestrados e 17 a concluir em Direito Marítimo e Comércio Internacional, 22 doutoramentos concluídos e 15 em início de formação em Ciências Sociais e tem em andamento 12 doutoramentos em Ciências da Saúde.

A próxima área de colaboração é a das Engenharias, que o reitor Albertino Graça considerou ser “muito importante”, porque “nenhum país desenvolve-se sem Engenharia”.

 

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar