Mindelo, 16 Abril (Inforpress) - O coordenador do Centro de Conciliação e Arbitragem do Mindelo (CCA), José da Graça, disse hoje à Inforpress que o centro pretende beber da experiência do Brasil na mediação de conflitos e adequar esta expertise à realidade cabo-verdiana.
José da Graça falava durante a apresentação pública dos membros do Centro de Conciliação e Arbitragem, que coordena, e que integra ainda o assistente Valdir Martins e o secretário Rosendo Oliveira.
“O Brasil já tem muitas experiências nessa área e nós estamos a dar os primeiros passos. A experiência brasileira deve ajudar-nos a implementar esses mecanismos de resolução extrajudicial de conflitos. É um problema cultural, de mentalidade cabo-verdiana, de que os conflitos só devem ser resolvidos nos tribunais. Mas é possível utilizar meios de conciliação, mediação e arbitragem para resolvê-los sem necessariamente utilizar os tribunais”, explicou.
E é com base nessa expertise que, adiantou, convidaram o professor universitário e juiz brasileiro Juracy Silva, para ministrar uma palestra sobre
“A experiência brasileira nos métodos de resolução alternativa de conflitos” para alunos da Universidade do Mindelo, principalmente da área do Direito, e também para as pessoas que são formadas nessa área de resolução de litígios.
Outra razão, adiantou, é que a Uni-Mindelo está a analisar junto com o Centro de Conciliação e Arbitragem de Cabo Verde a cedência de um espaço nas instalações da universidade para acolher a sede do Centro de Conciliação e Arbitragem do Mindelo.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar