Achada Igreja, 17 Abr (Inforpress) – A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, revelou hoje que o município de São Salvador do Mundo (Picos) é uma das referências no país em termos dos indicadores de vacinação e atribuiu tal feito aos profissionais de saúde.
“(…) Estamos animados por estar hoje nos Picos, que é uma das referências em termos dos indicadores de vacinação, e isso muito nos orgulha, porque estamos num concelho que é muito disperso, montanhoso e desafiante”, disse aos jornalistas Filomena Gonçalves, após visitar o centro de saúde local.
Segundo a governante, tal feito deve-se ao empenho dos profissionais de saúde, que não obstante a orografia desse município do interior de Santiago, têm posto à disposição das pessoas todas as forças, deslocando-se às suas casas, fazem sensibilização e cobertura.
A titular da pasta da Saúde destacou ainda uma “grande melhoria” a nível da farmácia no Centro de Saúde dos Picos com disponibilização de medicamentos.
“Ou seja, está-se a fazer um esforço enorme para conseguirmos enraizar cada vez mais a cobertura universal para que ninguém fique para trás”, reforçou.
Relativamente à construção do novo Centro de Saúde dos Picos, Filomena Gonçalves indicou que o processo está em curso e avançado e está enquadrado dentro do projecto do Governo, que inclui ainda a requalificação da cidade de Achada Igreja e requalificação da igreja matriz de São Salvador do Mundo.
Na ocasião, a ministra da Saúde aproveitou ainda para garantir que a região Santiago Norte não tem falta de ambulância, tendo em conta que há complementaridade entre várias instituições, mormente bombeiros e protecção civil, câmaras municipais e Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV).
Durante a sua estada em São Salvador do Mundo, Filomena Gonçalves realizou uma visita de cortesia ao presidente da câmara local, Ângelo Vaz.
E ainda como membro do Governo responsável pelas relacções com as confissões e entidades religiosas participou na abertura da X assembleia-geral da Caritas Cabo-verdianas, que decorre de hoje a quinta-feira, e na cerimónia de abertura das pré-inscrições para o Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 (JJCV 2024), actos presididos pelos bispos das dioceses de Santiago e do Mindelo, Cardeal Dom Arlindo Furtado e Dom Ildo Fortes, respectivamente.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar