
Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) – O sociólogo Henrique Tomaz Varela apelou hoje, na cidade da Praia, aos jovens a assumirem a sua responsabilidade evitando comportamentos desviantes.
Henrique Tomaz Varela fez esse apelo num debate sobre o tema “Serem protagonistas da sua história e sem comportamentos de riscos”, que manteve hoje, na rua de Tabanca, Várzea, cidade da Praia, no âmbito da iniciativa “IDJ na Kumunidadi”, promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
Segundo o sociólogo, o jovem tem que assumir sua responsabilidade a ponto de conseguir evitar comportamentos desviantes.
“Há tantos comportamentos saudáveis, como, por exemplo, a leitura, a prática do desporto, trabalhos comunitários, e isso vai fazer com que ele deixe esse mundo diferente pela positiva e pela melhor”, disse, salientando que ao tomar essa atitude e a decisão de querer explorar e pesquisar, ele sai à busca de um lugar que o ajude a desenvolver.
Apontou ainda que o uso da tecnologia, utilizada de forma positiva e não do lado desviante, pode também ajudar no desenvolvimento enquanto pessoa.
A iniciativa, que tem como objectivo levar informação, oportunidades e soluções directamente aos jovens cabo-verdianos, reforçando a presença institucional do IDJ nas comunidades pretende também promover a escuta activa das necessidades locais, incentivar a participação cívica e fomentar a adopção de estilos de vida saudáveis, com destaque para a prática desportiva.
Para além do tema estilo de vida saudável e oportunidades, a roda de conversa analisou também temas ligados ao emprego, financiamento e prevenção de riscos, bem como actividades culturais, desportivas e dinâmicas comunitárias.
O evento, que será encerrado pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, será igualmente marcado pela entrega oficial de certificados aos jovens participantes nas oficinas de Hip Hop e aos formandos do curso de Árbitro de Futsal, valorizando o empenho e a capacitação juvenil no seio da comunidade.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar