Sindicatos suspendem greve dos profissionais de saúde após cumprimento de acordos

Inicio | Sociedade
Sindicatos suspendem greve dos profissionais de saúde após cumprimento de acordos
17/12/25 - 02:55 pm

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) – Os sindicatos representativos dos profissionais de saúde decidiram suspender hoje a greve que estava marcada para os dias 17, 18 e 19 deste mês, após o Governo ter cumprido os compromissos assumidos nos acordos assinados em Março. 

A confirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap), Luís Lima, que actua como porta-voz do grupo sindical, em reação ao comunicado emitido terça-feira, dia 16, pelo Ministério da Saúde.

O Governo anunciou a publicação, no Boletim Oficial, da lista definitiva de transição do pessoal da saúde, bem como a aprovação do Plano de Classificação, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal de enfermagem.

Segundo o dirigente sindical, a decisão de avançar com um pré-aviso de greve esteve relacionada com atrasos na publicação das listas de transição das carreiras dos médicos e enfermeiros, do PCFR do Instituto Nacional de Saúde Pública.

Bem como da aprovação, em Conselho de Ministros, dos planos de carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica e dos técnicos auxiliares de saúde.

“Como todos os pontos reivindicados nesta fase foram atendidos, decidimos suspender a greve”, afirmou, acrescentando que os sindicatos continuarão a acompanhar a implementação dos restantes compromissos constantes dos acordos, nomeadamente a regulamentação das carreiras, os recursos humanos e a realização de concursos.

O Sintap esclareceu ainda que foi previamente informado pelo Governo sobre a publicação das listas e que comunicou formalmente o levantamento do pré-aviso de greve ao Ministério da Saúde e à Direcção-Geral do Trabalho.

De acordo com o sindicato, os profissionais de saúde, em particular enfermeiros, beneficiaram de melhorias salariais significativas com a transição para as novas carreiras, incluindo a introdução do subsídio de risco, uma reivindicação antiga do sector.

Apesar de reconhecerem que poderão existir casos pontuais de reclamação, os sindicatos consideram que, de forma geral, os trabalhadores estão satisfeitos com os resultados alcançados nesta fase do processo negocial.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar