Cidade da Praia, 27 Mai (Inforpress) – O Governo clarificou hoje que os municípios dispõem dos serviços de protecção civil e bombeiros com competências específicas nas suas áreas de jurisdição, mas a autoridade máxima é o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.
O ministro da Administração Interna, durante a entrega de um conjunto de meios de mobilidades doados a Cabo Verde pelo Governo do Japão e orçado em 96 mil contos, tendo referido que o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, assim como os municípios em matéria de protecção civil actuam no quadro da redução dos riscos, prevenção de acidentes e respostas eficientes e eficaz das catástrofes.
Paulo Rocha sublinhou que os dois serviços e instituições actuam, ainda, na recuperação de acidentes, visando antecipar e evitar desastres futuros e que para este efeito os Serviços Nacional de Protecção Civil e Bombeiros contam com meios operacionais para a realização da sua missão.
Este importante apoio do Japão, que consiste numa camioneta, camiões cisternas, todo terreno pick-up, reservatórios e purificadores de água, equipamentos de medição de qualidade de água de entre outros, foi conseguido no âmbito programa Japan Economic Development Cooperation com Cabo Verde.
O governante fez questão de agradecer ao Governo do Japão pelo gesto, formulando votos para que a cooperação japonesa continue a apoiar Cabo Verde nas áreas e nestes sectores tão sensíveis.
O momento foi ainda aproveitado pelo executivo cabo-verdiano para doar aos SNPCB três viaturas, com recursos próprios, que se juntam às financiadas e doadas esta tarde pelo governo nipónico.
SR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar