
Cidade da Praia, 19 Dez (Inforpress) – A série documental “Criança de Raiz”, coprodução entre Cabo Verde e Brasil, tem estreia a partir de 05 de janeiro de 2026, integrando a faixa TV Brasil Animada, com exibição de segunda-feira à sábado.
De acordo com um comunicado, a série é composta por 13 episódios de 13 minutos, e acompanha as crianças com registros de brincadeiras, situações quotidianas, festas populares e saberes transmitidos entre gerações.
As narrativas são construídas a partir da escuta directa das crianças, que apresentam suas vivências sem mediações explicativas ou didáticas, celebrando o olhar infantil e sua compreensão do mundo ao redor.
Ainda de acordo com o documento, a série é realizada pela Jubalina Produções em coprodução com Círculo Filmes e produção associada com K.S. Cinema e Sucupira Filmes, é dirigida por Juliane Almeida e constitui a primeira produção internacional liderada por uma produtora do estado brasileiro do Tocantins.
As filmagens decorreram em localidades do interior do Tocantins, incluindo o município de Monte do Carmo e território indígena do povo Xerente, bem como em Cabo Verde, nas ilhas de Santiago e Santo Antão.
“A circulação de episódios da série teve início em 2025, quando foi finalista do comKids, principal festival ibero-americano dedicado ao audiovisual infantojuvenil, realizado em São Paulo”, le-se no documento.
Foi a partir desse momento que participou de uma programação especial do Itaú Cultural Play e na sequência integrou o programa do 14º Festival Ojo de Pescado, em Valparaíso, no Chile, conhecido por seu perfil inclusivo e pela participação ativa de crianças em seus processos curatoriais.
No circuito de mercado, o projecto integrou o Tela Mercado Audiovisual do Cine PE, em 2023, e, em 2025, o Bogotá Audiovisual Market, (BAM) na Colômbia, e o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR).
A produção foi realizada no âmbito do Prodav TVs Públicas 2018, tendo sido concluída em 2024.
JBR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar