Cidade da Praia, 02 Set (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que o índice de volume de negócios nos serviços registou um aumento de 5,4 por cento (%), no segundo trimestre de 2025.
Segundo o INE os índices de emprego a tempo integral e total registaram variações homólogas positivas de 4,6% e de 5,3%, respectivamente, enquanto que o índice de remunerações brutas registou um aumento de 4,6%.
De acordo com a mesma fonte, em termos trimestrais o índice de volume de negócios nos serviços registou um aumento de 5,4%, face ao valor observado no mesmo período anterior, tendo, em termos trimestrais, registado uma diminuição de 5,8%.
As secções de Transportes e Armazenagem, e de Alojamento e Restauração (restaurantes e similares) apresentaram contributos mais relevantes para a variação homóloga do índice global [0,7 pontos percentuais (p.p.) e 4,1 p.p], em resultado de variações de 7,0% e 20,1%, respectivamente.
As restantes secções, conforme o INE, apresentaram uma contribuição de 0,5% para a variação total do índice.
Em relação ao emprego, os índices nos serviços a tempo integral (NPSR_I) e total (NPSR_IP) apresentaram variações homólogas positivas de 4,6% e 5,3%, respectivamente.
A mesma fonte indica que o índice de remunerações brutas registou um aumento de 4.0%, em termos homólogos, e em termos trimestrais uma diminuição de 2,2%.
Os Indicadores de Actividade do Sector Serviços (IASS) é um indicador que tem por finalidade proporcionar indicadores de evolução a curto prazo em termos nominais, isto é, a preços correntes da actividade das empresas do sector dos serviços mercantis não financeiros das variáveis volume de negócios, emprego e remunerações.
PC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar