Ribeira Grande, 24 Ago (Inforpress) – O secretário-geral do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), Vladmir Silves Ferreira, defendeu, hoje, que Santo Antão precisa de políticas públicas eficazes que acompanhem o dinamismo da juventude.
Vladmir Ferreira, que falava à imprensa no balanço da sua visita de dois dias a Santo Antão, afirmou que a ilha é, neste momento, a que mais tem perdido população" no país, um sinal de que “os investimentos feitos em sectores chave não têm surtido o efeito desejado”.
Contudo, sublinhou que, apesar desse cenário, a juventude santantonense demonstra dinamismo em áreas como a agricultura, o turismo e o desporto.
“Encontrámos muitos jovens na agricultura, com ambição, vontade de crescer e um saber-fazer bastante elevado, mas que carecem de assistência técnica e de estruturas logísticas que lhes permitam chegar a novos mercados, nomeadamente o turístico”, afirmou.
No sector do turismo, Vladmir Ferreira evidenciou que Santo Antão é a ilha com maior número de pequenos alojamentos locais, fruto da aposta de emigrantes e jovens empresários, embora essa realidade “ainda não se reflita devidamente nos números nacionais”.
Já no desporto, o dirigente do principal partido da oposição apontou que, apesar do bom desempenho no campeonato nacional, “as condições das infraestruturas continuam aquém das necessidades”.
O secretário-geral do PAICV voltou ainda a enfatizar a importância da gratuitidade do ensino superior, lembrando que muitos jovens da ilha concluem o 12.º ano, mas não têm meios para prosseguir estudos noutras ilhas.
“A gratuitidade permitirá reduzir essa barreira e dar mais oportunidades aos santantonenses”, reforçou.
No entender de Vladmir Ferreira, Santo Antão tem “muito mais para oferecer” e depende agora de “um esforço acrescido do Governo e do poder local” para criar condições que permitam fixar população, atrair investimentos e transformar o dinamismo da juventude em desenvolvimento efetivo.
Durante dois dias, o secretário-geral do PAICV visitou Santo Antão reunindo-se com estruturas locais do partido e auscultando preocupações da população em várias deslocações ao terreno.
LFS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar