São Vicente: UCID manifesta preocupação com qualidade do sistema de ensino, infra-estruturas e inclusão

Inicio | Política
São Vicente: UCID manifesta preocupação com qualidade do sistema de ensino, infra-estruturas e inclusão
07/10/25 - 11:59 am

Mindelo, 07 Out (Inforpress) - A UCID (oposição) informou hoje que vai manifestar a sua preocupação com a inclusão e com a qualidade do sistema de ensino e das infra-estruturas educativas no debate parlamentar com o ministro da Educação.

Esta posição da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) foi manifestada em conferência de imprensa pela deputada, Dora Pires, em antevisão à primeira sessão parlamentar de Outubro, cujo um dos pontos será o debate com o ministro da Educação, Amadeu Cruz.

Segundo a deputada, a nível da educação, muitas coisas já foram feitas e têm sido feitas, mas ainda falta limar algumas arestas para que se possa ter um ensino de qualidade em Cabo Verde.

Conforme Dora Pires, a maior parte dos edifícios escolares que foram construídos há muito tempo foi coberta de telhas e sofre com infiltrações por causa das chuvas, há outras cujas as portas e janelas têm problemas, há salas com chão esburacados e escolas sem água.

Em relação à inclusão, explicou, nem todas as escolas estão preparadas para receber cadeirantes e outras crianças com necessidades educativas especiais.

“Há necessidade de termos condições para incluir todas as crianças e ter professores preparados. Mais formações para os professores, porque não é fácil ter 25 a 30 alunos. E quando nós temos ainda crianças com problemas visuais, precisamos de ter instrumentos próprios. E há casos em que o professor deve ter um acompanhante na sala de aula para o ajudar”, afirmou a mesma fonte, para quem é preciso que a inclusão seja realidade.

Outra necessidade, acrescentou, é alinhar o perfil de saída dos alunos do 12.º ano ao perfil de entrada para a universidade.

Dora Pires também pediu ao Governo para desbloquear as verbas para melhorar, restaurar e recuperar as infra-estruturas escolares em São Vicente, sobretudo as afectadas pela tempestade Erin.

“O delegado já tem todos os relatórios, quais são as escolas que precisam de obras, quais são as escolas, o montante, e agora falta, é a verba para trabalhar. Por isso é que nós pedimos agilidade para que estes trabalhos possam ser feitos o mais rápido possível”, pediu, acrescentando que algumas escolas começaram a recuperar as mesas e cadeiras à espera da verba para fazer o pagamento.

A deputada da UCID também alertou o Ministério da Educação no sentido de criar estratégias para reverter o abandono escolar, lembrando que 2.600 crianças estão fora do sistema de ensino.  

Pediu igualmente uma atenção às disciplinas de Português, da Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e ainda à língua materna, vincando a importância do ensino da língua materna no desenvolvimento cognitivo das crianças.

CD/CP

Inforpress/Fim

Partilhar