
Mindelo, 15 Nov (Inforpress) – Os 289 recrutas que enformam segunda incorporação de 2025, dos quais nove mulheres, prestam no domingo, 16, o juramento à bandeira após nove semanas de instrução no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, em São Vicente.
O Comando da 1.ª Região Militar informou que a cerimónia de ratificação do Juramento à Bandeira Nacional simboliza “o compromisso solene” destes jovens com os valores da disciplina, coragem e dedicação à Pátria.
Os recrutas, de acordo com a mesma fonte, participaram em diversas actividades de formação, ao longo de nove semanas, que incluíram treinos físicos intensivos e instruções de Ordem Unida, com destaque para o treino da fórmula do Juramento à Bandeira e o Grito do Batalhão.
No módulo de Armamento e Tiro, realizaram exercícios práticos de tiro diurnos e nocturnos, receberam também formação em Saúde, Higiene e Primeiros Socorros, com destaque para o tratamento de ferimentos, a preparação de curativos e a identificação básica de ameaças Nucleares, Biológicas, Químicas e Radiológicas (NBQR).
Na área de transmissões, estudaram o funcionamento dos rádios VHF e HF e os diferentes tipos de antenas e treinaram ainda, na disciplina Técnica de Polícia Militar, patrulhamento, controlo de acesso, protecção de instalações, revistas e técnicas de bastão e manietação.
As aulas teóricas e práticas incluíram ainda uma palestra sobre Igualdade de Género, ministrada pela capitão Karina Santos e pelo primeiro-tenente Flávio Moreira, tendente a promover a reflexão sobre a importância da equidade e do respeito mútuo nas Forças Armadas.
Paralelamente, de acordo com a mesma fonte, decorrem os cursos de Marinharia e Fuzileiros Navais, seguindo os referenciais técnicos e operacionais das respectivas especialidades.
A cerimónia de ratificação do Juramento à Bandeira Nacional, prevista para as 09:00, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, em São Vicente, é a primeira que se realiza após o empossamento do novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante Manuel Semedo, ocorrido no passado dia 08.
Para além dos discursos de ocasião, o evento prevê ainda no seu alinhamento a leitura dos deveres militares, entrega simbólica de espingarda entre irmãos, entrega de prémios dos melhores classificados de cada especialidade e demonstração de defesa pessoal e dos fuzileiros, entre outros.
AA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar