São Vicente: Primeiro-ministro inaugura terminal de cruzeiros do Porto Grande

Inicio | Economia
São Vicente: Primeiro-ministro inaugura terminal de cruzeiros do Porto Grande
21/06/25 - 07:00 am

Mindelo, 21 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside hoje à inauguração do novo terminal de cruzeiros do Porto Grande do Mindelo, uma infra-estrutura que pretende posicionar Cabo Verde como destino estratégico no circuito internacional de cruzeiros.

O início da cerimónia está marcado para às 18:00 com o descerramento da placa e o corte de fita.

De seguida será a parte dos discursos oficiais com as intervenções do presidente da empresa gestora dos Portos (Enapor), Ireneu Camacho, da directora-geral adjunta das Parcerias Internacionais da União Europeia, Myriam Ferran, da embaixadora dos Países Baixos, Carmen Hagenaars, e por último o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O evento contará ainda com visitas às instalações e momentos culturais animados por vozes como Dieg e Fattú Djakité, Hélio Batalha e Paulinha, Grace Évora, Diva Barros, Neuza de Pina, Arymar, Cláudia Sofia e Rnany.

O presidente do conselho de administração da Enapor revelou que com a inauguração do terminal de cruzeiros prevê-se um aumento de 40 por cento (%) de escalas de navios no Porto Grande e no Porto Novo até 2030, reforçando a posição do país no sector.

Em entrevista à Inforpress, Ireneu Camacho explicou que, de acordo com o parceiro com quem a Enapor está a trabalhar no Plano de Desenvolvimento do Destino de Cruzeiros, a Inception Report, da GPH, a estimativa é que o número de navios de cruzeiro no país duplique nos próximos anos.

A principal valência do terminal prende-se, segundo a mesma fonte, com a separação das operações de embarque e desembarque de turistas de cruzeiros, das outras operações portuárias de carga e descarga, cenário que antes se vivia no Porto Grande.

Tal mudança, explicou Irineu Camacho, “impactará, significativamente, na melhoria da experiência” dos turistas, na segurança das operações e na reputação de São Vicente como destino turístico.

A obra do terminal foi adjudicada por cerca de 3,6 milhões de contos, co-financiada pelo Fundo ORIO, dos Países Baixos, e pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional.

O investimento foi também incluído no pacote Global Gateway da União Europeia em Cabo Verde, com aplicação de 300 milhões de euros prevista para os próximos anos.

O projecto tem assinatura do arquitecto português Luís Pedro Silva.

LN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar