
Mindelo, 26 Out (Inforpress) – O primeiro Congresso Nacional do Sector das Pescas e Aquacultura vai ser realizado nos dias 05 e 06 de Novembro, no Mindelo, e visa recolher subsídios para o desenvolvimento e melhor futuro das actividades.
A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (Apesc), Suzano Vicente, que lidera a organização do evento.
Segundo a mesma fonte, o congresso vai ser organizado no quadro das actividades da Semana dos Oceanos (Ocean Week) e marca o ponto culminante de um processo de auscultação e concertação nacional que decorreu entre Julho e Outubro deste ano.
O processo de auscultação, reforçou Suzano Vicente, foi conduzido pela Apesc e integra um esforço conjunto para a elaboração das Contribuições Estratégicas para o Sector das Pescas e Aquacultura (CESPA 2026–2036).
Um instrumento orientador que, destacou a mesma fonte, visa reforçar a execução do Plano Estratégico das Políticas do Mar do Governo, particularmente no segmento das pescas.
“Consolidando assim, uma visão comum e sustentável para o futuro das pescas e da aquacultura em Cabo Verde”, considerou Suzano Vicente.
Ao longo deste percurso foram realizadas jornadas preparatórias em São Vicente, Santo Antão e um fórum em Santiago, que, conforme o presidente da associação, permitiram recolher dados, reflexões, contributos técnicos e recomendações de todos os segmentos da cadeia de valor do sector.
Assim sendo, frisou, o Congresso do Mindelo constituirá a síntese nacional deste processo participativo, destinado a consolidar as contribuições recolhidas e transformá-las em propostas concretas e consensuais.
LN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar