São Vicente: PAICV acusa câmara municipal de ser “bastante incoerente” e cometer “crimes urbanísticos”

Inicio | Política
São Vicente: PAICV acusa câmara municipal de ser “bastante incoerente” e cometer “crimes urbanísticos”
28/07/25 - 02:57 pm

Mindelo, 28 Jul (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) acusou hoje, no Mindelo, a Câmara Municipal de São Vicente, gerida por Augusto Neves, de ser “bastante incoerente” e de cometer “crimes urbanísticos”.

As considerações foram feitas pelo líder da bancada do partido na Assembleia Municipal, Nilton Silva, numa visita às obras de ligação da Faculdade de Educação e Desporto (FaED) à rede de esgoto, situação antes denunciada pelos próprios deputados do PAICV.

A deslocação de hoje ao estabelecimento universitário serve, segundo a mesma fonte, para acompanhar e comprovar que o PAICV tinha razão ao denunciar o problema.

As obras, ajuntou, vão permitir à FaED iniciar o novo ano lectivo “sem nenhum sobressalto e sem focos de mosquitos”, através da contribuição do partido, mas também da sociedade civil que fez “pressão” nas redes sociais.

Entretanto, considerou Nilton Silva, isto mostra, asseverou, que a câmara municipal foi “bastante incoerente” ao negar o acesso à rede de esgoto com o argumento de se destruir dois metros de asfalto e em Monte Sossego autorizou, há alguns dias, abrir-se o asfalto na sua totalidade. 

O deputado do PAICV foi mais longe e disse que depararam com outras situações de incoerência e até de "crime urbanístico”, quando o edil Augusto Neves autorizou, também na zona de Monte Sossego, a construção de um prédio de quatro pisos num espaço para convívio dos moradores da zona.

“Para nós é uma zona consolidada, é uma zona de respiração urbanística, é uma zona onde se pode fazer alguma infra-estrutura urbana para ocupação dos tempos livres e não a construção de habitação”, considerou.

Nilton Silva aproveitou ainda para denunciar que o presidente da câmara, Augusto Neves, deixou os equipamentos do Parque Fitness, na praia da Laginha, deteriorarem-se até a sua retirada e agora, no lugar vai levantar um empreendimento de um privado.

“Ou seja, esta câmara, gerida por Augusto Neves, não se preocupa com o bem-estar dos mindelenses, preocupa-se com interesses outros”, criticou o deputado, que disse estar o partido preocupado e ao lado do povo para “colocar São Vicente em primeiro lugar”.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar