
Mindelo, 05 Dez (Inforpress) – A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) ministra, no Mindelo, uma formação a 15 formandos que estão a ser actualizados sobre as novas regras da modalidade desportiva, tanto a nível de salão, como do voleibol de praia.
A acção, que se estende até o dia 10, realiza-se em colaboração com a Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV) e o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e acontece enquadrado na etapa do circuito internacional de voleibol de praia, que Mindelo acolhe de 11 a 14 deste mês.
A actividade é orientada pelo formador da FIVB, Avelino Azevedo, que adiantou à imprensa ser um dos objectivos tentar trazer últimas alterações às regras de jogo do voleibol, que começaram a ser aplicadas apenas este ano.
“Mostrar a filosofia que está por trás das novas regras e prepará-los também para a parte do voleibol de praia”, sustentou a mesma fonte, ao particularizar os aspectos ligados ao vólei de praia.
Avelino Azevedo disse ter encontrado um “bom ambiente” entre os formandos, desde árbitros, treinadores e mesmos jogadores, que possuem algum conhecimento, mas procuram tirar dúvidas sobre situações práticas verificadas no jogo.
“E temos é que apontar sempre soluções para os problemas que vão acontecendo, percebendo o que é que está por detrás do espírito da regra, para poderem interpretar melhor e apanharem a melhor solução para cada uma das decisões”, elucidou o árbitro internacional.
O formador acredita que os formandos, oriundos de diversas ilhas do país, vão sair com alguma base que os permita colaborar na arbitragem do evento da etapa do circuito mundial de voleibol de praia, que, assegurou, “tem tudo para ser um sucesso”.
O circuito mundial de voleibol de praia traz para São Vicente 32 duplas, femininas e masculinas, de diversas partes do mundo.
Este acontece de 11 a 14 de Dezembro, na Praia da Laginha, promovido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e pela Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV).
LN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar