Mindelo, 16 Jul (Inforpress) – A Escola Industrial e Comercial do Mindelo (a conhecida Escola Técnica do Mindelo) inaugurou hoje o seu Gabinete de Estágio e Inserção Profissional para permitir aos estudantes se inserirem melhor no mercado de trabalho.
A estrutura, conforme afirmou à imprensa o delegado de Educação de São Vicente, Jorge da Luz, vai possibilitar aos estudantes fazerem estágio profissional em ambiente de trabalho e saírem com a dupla certificação.
Por outro lado, os alunos estarão preparados para prosseguirem os estudos universitários, que também é um dos objectivos prognosticados.
A inauguração aconteceu hoje, mas, segundo a mesma fonte, o gabinete está a funcionar há já um ano com alguns estagiários e nos próximos tempos pretendem atingir a cifra de uma centena de beneficiários.
“Com isto, o Ministério da Educação estará a cumprir com os seus objectivos de incluir e de desenvolver para uma educação de excelência, uma educação com rosto voltado para aquilo que a sociedade precisa”, considerou Jorge da Luz.
Por seu lado, a directora do Ensino Técnico, Carolina Reis, também presente no acto de inauguração, frisou que todas as quatro escolas técnicas do país já têm gabinetes de estágio a funcionar e colocando em prática estas duas valências.
“Tendo em conta que há uma taxa ainda muito baixa em termos de alunos com estágio e com inserção profissional no nível da via técnica, quisemos criar esses espaços para podermos ter mais alunos”, completou Carolina Reis, referindo-se ainda à questão dos gabinetes estarem preparados para promover o empreendedorismo jovem.
Da parte da direcção da escola, o director Donaciano Oliveira destacou o facto da estrutura servir tanto para os alunos da formação técnica, como os das formações profissionais, que podem ter maior possibilidade de empregabilidade no mercado.
Trata-se de mais um projecto, que, segundo a mesma fonte, vai ajudar a Escola Técnica, prestes a completar 70 anos de existência, a continuar a dar o seu contributo na formação de quadros qualificados para o mercado de trabalho.
Donaciano Oliveira reiterou ainda a inserção profissional dos alunos da escola, acima dos 70 ou 80%, e que mostra que “saem com ferramentas, bagagem e competências que lhes permitem rapidamente ingressar-se no mercado de trabalho”, sublinhou.
Paralelamente à inauguração, foi realizado um ateliê que reuniu os responsáveis dos gabinetes das quatro escolas técnicas para apresentar um balanço do que tem sido feito durante esses anos que estão a trabalhar no gabinete e também partilhar as boas práticas, com a finalidade de elaborar um plano de acção, justamente para reforçar esta componente do estágio.
LN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar