Mindelo, 24 Mai (Inforpress) – A Escola Abadá Capoeira de São Vicente organiza hoje, no Centro Cultural do Mindelo, a 13.ª cerimónia de baptizado e troca de cintos que terá como pano de fundo a campanha de doação de sangue.
Tal como avançou à Inforpress o responsável da escola, Nailton Lopes, todos os anos costumam eleger um tema social para a comemoração e agora em 2025 a escolha recaiu sob a doação de sangue.
Uma forma, segundo a fonte, de sensibilizar os atletas e a população em geral sobre esta temática “tão importante”.
“Quando doamos sangue não vemos a quem ajudamos, por isso é um gesto de grandiosidade”, justificou Nailton Lopes, referindo-se à parceria com o Banco de Sangue do Hospital Baptista de Sousa, agendada até 14 de Junho, Dia Mundial do Doador de Sangue”.
Uma das primeiras acções da parceria vai ser sinalizada na cerimónia organizada hoje, no Centro Cultural do Mindelo, sob o slogan “Juntos, salvamos vidas. Não é sangue, é amor”.
O evento de baptizado e troca de cinto vai contar com a participação de 40 crianças e dez adultos que, conforme a mesma fonte, os que já tenham 18 anos são potenciais doadores e os mais pequenos como veículos para passar a mensagem.
Além de participantes de São Vicente, a cerimónia conta com convidados de Santiago, Sal e Boa Vista.
O programa inclui ainda um festival de interpretação de músicas de capoeira, denominado CantAbadá, que será realizado na Escola Salesiana, no domingo, 25.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar