
Mindelo, 29 Out (Inforpress) – A oitava edição da Cabo Verde Ocean Week (CVOW) inicia-se no domingo, 02 de Novembro, no Mindelo, com um orçamento de nove mil contos e cerca de 300 participantes nacionais e internacionais.
Os dados foram apresentados pelo ministro do Mar, Jorge Santos, em conferência de imprensa hoje, no Mindelo, para apresentação do programa do evento em celebração dos oceanos, considerado como a maior área do território cabo-verdiano.
Segundo a mesma fonte, vão estar envolvidos na sua concretização um orçamento de nove mil contos disponibilizados pelo Ministério do Mar, para além de diversas delegações internacionais que devem participar custeando a sua própria deslocação.
No total, a oitava edição da CVOW pretende mobilizar cerca de 300 participantes para debates em mais de uma dezena de painéis e várias actividades paralelas.
Uma agenda pensada para se reverter, conforme o ministro, em resultados concretos, principalmente para transição da pesca artesanal para a pesca industrial, que, conforme a mesma fonte, é uma das prioridades do sector.
“Consolidarmos esse crescimento da pesca, por forma a aumentarmos a captura a nível nacional, termos matéria-prima para transformar nas nossas conserveiras, e termos também matéria-prima para fazer face às necessidades do mercado de turismo”, justificou Jorge Santos, com a intenção de diminuir a importação em 78-79%.
E é neste sentido que se englobou no programa, acrescentou, o primeiro congresso nacional dos armadores de pesca, do qual deverá sair as recomendações para se definir o posicionamento do sector privado em relação às políticas públicas.
Em relação a eventos internacionais, a CVOW acolhe ainda o lançamento do West Africa Sustainable Ocean Programme (WASOP, sigla em inglês), que é “um programa importante internacional de protecção dos oceanos, de governança e de monitorização do próprio mar”.
O programa da Semana dos Oceanos arranca no domingo, 02 de Novembro, com a feira gastronómica (Blue Food), em Salamansa, acompanhada de uma caminhada na praia local, para limpeza e literacia de crianças de algumas escolas do ensino básico, explicou o director Nacional de Políticas do Mar, Anísio Évora.
As actividades se estendem até dia 07 de Novembro com diversos momentos, em locais como a praia da Laginha, Terminal de Cruzeiros, Câmara de Comércio do Barlavento e Park Tech.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar