Mindelo, 12 Ago (Inforpress) - A Diocese de Mindelo expressou hoje a sua “profunda solidariedade” às famílias afectadas pelas fortes chuvas que assolaram a ilha de São Vicente na madrugada de segunda-feira e apelou à “união, fé e mobilização” em favor das vítimas.
Numa mensagem de apoio, a Diocese informou que a Cáritas Diocesana está a organizar acções de emergência e canais de doação para auxiliar os atingidos, reforçando que, mesmo em momentos de dor, a fé cristã ensina que “ninguém está sozinho” e que a presença de Jesus Cristo está ao lado dos que sofrem.
A Diocese destacou o impacto das chuvas que resultou em perdas humanas, desalojados, e na destruição de casas, infra-estruturas e estabelecimentos comerciais, além de comprometer vias de comunicação essenciais para a vida da comunidade.
“Em nome da Diocese de Mindelo, da Cáritas Cabo-verdiana e da Cáritas Diocesana, expresso minha mais sincera solidariedade às famílias enlutadas, aos que perderam seus bens e àqueles que estão passando por momentos de insegurança e sofrimento”, declarou o representante da Igreja, convidando a população a “fortalecer a fé nesta hora de provação”.
A Diocese ressaltou a importância da mobilização das paróquias e da comunidade em geral para apoiar os familiares das vítimas e os desalojados.
"É hora de ‘djunta mon’ [juntar as mãos], de partilharmos o que temos, de oferecermos consolo e ajuda concreta aos que mais necessitam. Neste momento de dor, como peregrinos de esperança, permaneçamos firmes e generosos”, sublinhou, convocando a comunidade a agir com generosidade.
“Que a Virgem Maria, Mãe de misericórdia, interceda por todos os que sofrem e choram”, concluiu a mensagem.
A tempestade que atingiu São Vicente na madrugada de segunda-feira, dia 11, resultou em oito mortos - sete por enxurradas e um por eletrocussão -, além de três pessoas desaparecidas e 12 desalojados.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar