
Mindelo, 14 Abr (Inforpress) – O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) inaugura a exposição “When Stones Become Seeds and Forms Prosper” da artista Ava Binta Giallo na quinta-feira, na Galeria Zero.
De acordo com nota do centro, a instalação When Stones Become Seeds and Forms Prosper” (Quando as Pedras se Tornam Sementes e as Formas Prosperam), integra a programação anual do CNAD, subordinada ao tema “Imaginários na Linha do Tempo”, e foi desenvolvida em diálogo com os valores e entendimentos da Cooperativa Resistência.
A proposta artística centra-se no gesto enquanto veículo de intenção, memória, conhecimento e possibilidade.
No cerne da exposição, a pedra é abordada não apenas como matéria fixa, mas como semente latente, generativa e contida no tempo. Inserida no contexto do Mindelo, é indissociável de dinâmicas sociais e políticas mais amplas, acabando por conduzir a questões sobre a terra, os recursos e a habitação”, lê-se na nota
Conforme a mesma fonte, a exposição apresenta cinco esculturas tecidas a partir de ramos de tamareira e fibra de banana, provenientes de São Vicente, em colaboração com o artesão Helder Delgado.
As peças, acrescentou, “erguem-se e descem pelo espaço como corpos porosos e vasculares, preenchidas e rodeadas por pedras recolhidas em zonas costeiras e montanhosas da ilha.
As formas incluem ainda elementos trabalhados por Davitson Almeida, compondo um conjunto que “reúne, retém e liberta”.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar