Mindelo, 28 Ago (Inforpress) – Os vereadores do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) afiançaram hoje, no Mindelo, que vão “fazer de tudo” ao seu alcance para comprovar as responsabilidades técnicas e políticas das consequências da tempestade Erin.
Uma garantia dada pelo porta-voz António Duarte do grupo de três vereadores que preferiu exercer a oposição na Câmara Municipal de São Vicente, mas sem pelouros.
“Neste momento estamos numa fase muito sensível ainda, mas vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para que sejam assacadas responsabilidades técnicas e responsabilidades políticas em função dessa catástrofe”, reiterou António Duarte, em conferência de imprensa, na sequência da sessão camarária realizada hoje.
Houve, conforme a mesma fonte, tomadas de posição que conduziram à “situação lamentável”, mas após a fase de limpeza da cidade, realojamento das pessoas e questões primárias, “vai ser preciso agir para que essas mesmas atitudes não sejam regra”.
Questionado para quando as acções do partido, António Duarte assegurou que já na próxima sessão camarária já devem ter elementos legais para iniciar o percurso para assacar as responsabilidades.
O vereador assegurou que o seu partido vai ser firme neste propósito e está a acautelar todos os dados para enveredar nesse caminho.
“Estamos firmes, convictos, que existe irresponsabilidade política, que existe negligência técnica e que sempre existiu tomada de decisões arbitrárias e não ponderadas, que acabaram por nos conduzir à esta situação lamentável em que todos nós em São Vicente nos encontramos”, considerou António Duarte.
A tempestade Erin, que assolou São Vicente no dia 11 de Agosto, provocou nove mortos, duas pessoas até agora continuam desaparecidas, vários desalojados e prejuízos de monta a famílias, à ilha e ao país.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar