Mindelo, 21 Ago (Inforpress) – A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje, no Mindelo, que a organização “está pronta” para enviar equipamentos, medicamentos e o que for necessário, numa acção planeada com o Governo para o sector da saúde.
Ann Lindstrand acompanhou a coordenadora do Sistema das Nações Unidas, Patrícia Portela de Souza, no encontro que manteve na manhã de hoje com o ministro do Mar, em São Vicente, e, à imprensa, afirmou que numa crise com a decorrente da tempestade Erin a questão da saúde “é muito central”.
Isto porque, continuou, há problemas à volta da água potável, da segurança alimentar, habitacional e das pessoas de uma forma geral e das deslocadas, que também precisa ser protegida.
Destacou o esforço feito por todos em São Vicente para manter os serviços de saúde, pelo menos os mais urgentes, como cirurgias de urgência, os serviços de saúde mais importantes para crianças e para grávidas, entre outros.
A mesma fonte destacou ainda a elaboração de um plano de resposta a emergências, obra de uma delegação do Ministério da Saúde, juntamente com a OMS.
Ainda da parte da OMS, Ann Lindstrand disse que apoia com técnicos, mas também trabalha em conjunto com o Ministério da Saúde, dentro do mesmo grupo, para a promoção da saúde, “o que é muito importante agora”.
“A população pode fazer muita coisa por conta própria”, referiu, como lavar as mãos, cuidados com a água que vai beber, mas também lutar em cada casa contra as larvas, o combate antivetorial, os mosquitos e combater águas paradas.
“Podemos fazer muita coisa juntos, mas a OMS também está pronta para enviar equipamentos e medicamentos, então estamos planejando junto com o Ministério o que é necessário neste momento”, finalizou Ann Lindstrand.
AA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar