São Vicente/Chuvas: Francisco Carvalho defende avaliação para traçar novos caminhos

Inicio | Política
São Vicente/Chuvas: Francisco Carvalho defende avaliação para traçar novos caminhos
22/11/25 - 02:30 pm

Mindelo, 22 Nov (Inforpress) – O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Francisco Carvalho, considerou hoje, no Mindelo, que é preciso fazer uma avaliação das decisões e dos resultados das acções após a tempestade Erin.

O líder da oposição fez as declarações à Inforpress durante UM périplo a alguns pontos da cidade do Mindelo, entre estes o Mercado Municipal, para onde voltou depois de o ter visitado logo no seguimento da passagem da tempestade Erin.

Questionado sobre como encontrou a ilha, Francisco Carvalho disse ter notado nos são-vicentinos o espírito de resiliência, coragem e determinação, que é “fundamental” no cabo-verdiano.

Já quanto à intervenção do poder local e nacional, até então, considerou que “o mais importante de tudo” é fazer uma avaliação.

“Em Cabo Verde, temos de introduzir a cultura da avaliação. Muitas vezes e quando falamos em avaliação há como que um certo temor, uma certa insegurança nas pessoas, mas não é assim e nós temos de mudar esta cultura no sentido de introduzirmos a dimensão da avaliação”, advertiu.

No caso de São Vicente, sublinhou, neste momento é preciso avaliar de “uma forma objectiva e directa”, as dificuldades identificadas, os recursos angariados e quais foram as aplicações desses recursos e os problemas resolvidos.

Francisco Carvalho acredita que isto tem de ser feito para “tranquilizar as pessoas e demonstrar que há um caminho traçado para resolver os problemas”.

Por outro lado, concordou com o sentimento dos munícipes de que a ilha está imersa num “marasmo” e que, a seu ver, “está espelhado em três factores: desemprego, casas de lata e desesperança dos jovens”.

“A existência de casas de bidon é um sinal de degradação, o nível de desemprego que temos na ilha é um sinal de degradação, o nível de desesperança dos jovens é um sinal de degradação”, reforçou o presidente do PAICV, com a ideia de que a realidade deve ser analisada “não com base em ‘feelings’, achismos ou subjectividades, mas em indicadores objectivos”.

Francisco Carvalho encontra-se no Mindelo desde sexta-feira, 21, para actividades de abertura política na ilha, sendo que um dos pontos principais foi a realização de um comício, na Avenida Baltazar Lopes, onde falou das ideias e políticas públicas que propõe para São Vicente e para Cabo Verde, enquanto candidato às próximas eleições legislativas.

Hoje tem no programa visitas a pontos da ilha e, no final da tarde, reúne-se com os órgãos regionais do partido.

LN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar