
Mindelo, 02 Nov (Inforpress) – A zona piscatória de Salamansa, em São Vicente, recebe hoje a quarta edição do ‘Blue Food’, uma iniciativa com foco na promoção da literacia oceânica, integrada nas programações da Cabo Verde Ocean Week (Semana dos Oceanos de Cabo Verde).
O evento arrancou com uma caminhada da cidade até à zona piscatória, com a participação de mais de 50 alunos da Escola Portuguesa de Cabo Verde e da Escola de Chã de Cemitério, que, além da limpeza da praia, participaram numa actividade denominada “busca ao tesouro”, coordenada por biólogos da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), destinada a conhecer espécies costeiras, a sua importância nos ecossistemas e formas de as preservar.
Em declarações à imprensa, o director nacional das Políticas do Mar, Anísio Évora, explicou que o objectivo é mostrar às crianças a importância de trabalhar pela preservação e sustentabilidade dos oceanos, para garantir que as gerações vindouras também possam desfrutar do mar, “uma grande riqueza de Cabo Verde”.
“Queremos começar a trabalhar desde tenra idade, porque são as crianças que conseguem transmitir essa mensagem aos mais velhos”, destacou o responsável, acrescentando que a actividade começou com sessões de sensibilização e promoção da literacia do oceano e será intensificada com uma feira azul.
Nessa feira, adiantou Anísio Évora, participarão pequenos negócios de restauração da comunidade piscatória de Salamansa, que vão expor pratos confeccionados a partir de produtos do mar.
“Vamos ter pratos feitos à base de lagosta, peixes, moreia frita e uma série de outras iguarias. A Associação de Pescadores de Salamansa também vai expor e vender produtos transformados, como o hambúrguer de peixe, um produto que temos tentado introduzir no mercado, ainda em fase de testes”, esclareceu.
Segundo o director nacional das Políticas do Mar, o ‘Blue Food’ faz parte do leque de actividades da 8.ª edição da Cabo Verde Ocean Week, cuja abertura oficial acontece na segunda-feira, no acesso norte do Porto Grande.
Durante a semana, haverá várias actividades abertas ao público no salão do Terminal de Cruzeiros, que será “o epicentro da edição deste ano da Cabo Verde Ocean Week”.
“Teremos um painel de alto nível na terça-feira, com Gunter Pauli, considerado o pai da economia azul, que vem directamente de fora para mostrar como devemos trabalhar na conservação e sustentabilidade dos oceanos e também como tirar proveito dos recursos de forma sustentável”, explicou.
Outro palestrante de destaque, acrescentou Anísio Évora, será o juiz do Tribunal Internacional do Direito do Mar, José Luís Jesus, que também participará no evento.
A Cabo Verde Ocean Week contará ainda com o lançamento do Programa Oceanos Sustentáveis da África Ocidental (WASOP), que visa trabalhar a sustentabilidade, a governação e a restauração dos ecossistemas marinhos, abrangendo 13 países da costa ocidental africana, incluindo Cabo Verde.
O evento incluiu igualmente a Conferência dos Ministros dos Assuntos do Mar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma feira azul promovida pela Escola do Mar, entre outras actividades.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar