São Vicente: Amicachi realiza Gala de Ano Novo Chinês na Academia Jotamont

Inicio | Cultura
São Vicente: Amicachi realiza Gala de Ano Novo Chinês na Academia Jotamont
21/02/26 - 12:45 pm

Mindelo, 21 Fev (Inforpress) – A Associação de Amizade Cabo Verde – China (Amicachi) realiza hoje a Gala de Ano Novo Chinês na Academia de Música Jotamont, em São Vicente, com entrada gratuita, integrada na 12.ª edição da Semana Cultural Chinesa em Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, a directora artística do espectáculo cultural China – Cabo Verde, Noelisa Santos, explicou que se trata de um evento que celebra o Ano Novo Chinês, este ano sob o signo do Cavalo.

“É uma celebração da amizade, um intercâmbio cultural e a união entre dois povos, celebrando as tradições milenares, a riqueza artística e um profundo respeito pelas culturas da China e de Cabo Verde”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, as actividades têm início às 18:00, com degustação de chá e uma “visita guiada virtual pela China”.

O espectáculo cultural começa às 19:00, com actuações da Escola de Dança Noelisa Santos, performance de capoeira com a Associação Liberdade Expressão e ginástica rítmica com a Mindelgina.

O programa inclui ainda cânticos de música chinesa com Débora Melício, teatro de sombras chinesas com a Expressá – Escola de Teatro, demonstração de artes marciais “Wushu”, com a Chã de Marinha Sport Center, e apresentação de dança chinesa “Taiji Fan” por um grupo de professoras chinesas.

Estão igualmente previstas demonstrações de instrumentos tradicionais chinêses, música e dança tradicional de Cabo Verde, com Derrick Salomão, acompanhado pelo dançarino Jorge Dança.

Antes de São Vicente, a Amicachi realizou a Gala do Ano Novo Chinês no Auditório Nacional, na cidade da Praia, no âmbito da XII edição da Semana Cultural Chinesa em Cabo Verde, que decorre até 22 de Fevereiro.

A XII Semana Cultural Chinesa tem como objectivo promover as culturas chinesa e cabo-verdiana, fortalecer o intercâmbio cultural e educativo e consolidar as relações entre Cabo Verde e a China, no âmbito do 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar