
Ribeira Brava, 10 Jun (Inforpress) – A obra infantojuvenil “Uma Aventura no Parque Natural de Monte Gordo” foi apresentada hoje na ilha de São Nicolau, numa iniciativa que visa promover a educação ambiental junto das crianças e valorizar o património natural cabo-verdiano.
Em declarações à Inforpress, a autora da obra, Madalena Brito Neves, explicou que o livro faz parte do projecto “Descobrindo as Riquezas Ambientais de Cabo Verde I” é dedicada às riquezas ambientais do país e constitui uma homenagem ao Parque Natural de Monte Gordo e ao percurso desenvolvido por Cabo Verde na criação da sua rede de áreas protegidas.
Segundo aquela responsável, a escolha de São Nicolau para o lançamento da obra tem um “forte simbolismo”, uma vez que Monte Gordo foi o primeiro parque natural do país a dispor de um plano de gestão elaborado.
A apresentação decorreu no próprio parque, cenário da narrativa, envolvendo crianças das escolas de Cachaço, Lompelado e Fajã, que participaram na ilustração da obra sob coordenação do professor Januário Gomes.
“Foi importante realizar o lançamento no próprio parque, porque as crianças que participaram na ilustração puderam assistir à devolução do seu trabalho e perceber a sua utilização. Fazer a apresentação aqui tem um significado diferente de realizá-la noutro espaço”, destacou.
Para a autora, a colecção pretende não apenas divulgar as riquezas ambientais das ilhas, mas também transmitir mensagens de protecção da biodiversidade e alertar para comportamentos que podem colocar em risco os ecossistemas nacionais.
“Queremos evidenciar as riquezas ambientais de Cabo Verde, promover mensagens de protecção e preservação, mas também alertar para comportamentos que podem pôr em risco a diversidade biológica e as paisagens do país”, sublinhou.
Madalena Brito Neves adiantou ainda que já estão em preparação novos volumes da colecção, dedicados às ilhas do Fogo, Sal, Boa Vista e Santo Antão.
A mesma fonte realçou o papel das crianças como agentes de mudança, defendendo que estas podem contribuir para sensibilizar os adultos para a adopção de comportamentos mais responsáveis em relação ao ambiente.
WM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar