São Nicolau: Governo avança "ainda este ano" com lançamento do projecto do cais de pesca do Carriçal – ministro

Inicio | Economia
São Nicolau: Governo avança "ainda este ano" com lançamento do projecto do cais de pesca do Carriçal – ministro
28/07/25 - 11:00 am

Ribeira Brava, 28 Jul (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, garantiu hoje que "ainda este ano" será lançado o projeto para a construção do cais de pesca da localidade do Carriçal, no município da Ribeira Brava.

Em declarações à Inforpress, no decurso de uma visita à localidade do Carriçal, o ministro assegurou que o financiamento para a construção do cais de pesca já está assegurado pelo Banco Mundial, no âmbito do programa “Turismo Resiliente e Economia Azul”.

Segundo Jorge Santos, os estudos necessários já foram realizados, sendo que neste momento prepara-se o lançamento do concurso público, o que, frisou, vai acontecer ocorrer ainda este ano.

Contudo, realçou que enquanto não for lançado o concurso, com um vencedor e com uma adjudicação, “é difícil dizer quando ocorrerá o início das obras”.

“Este cais de pesca vai trazer uma nova vida à esta comunidade, que em 1951 teve uma das maiores fábricas transformadoras de pescado de Cabo Verde, que hoje está em ruína, portanto é uma zona de grande riqueza de pescado, mas também de potencialidade de pesca desportiva, e que tem necessidade desse cais”, destacou.

O ministro do Mar avançou ainda que está em carteira a construção de uma unidade de produção de gelo na localidade, com recurso a energia renováveis, de forma a permitir aos pescadores conservarem os seus pescados, bem como permanecer mais tempo no mar.

Jorge Santos destacou ainda outros projetos do Governo para a localidade, como a ligação de todas as residências a eletricidade fotovoltaica, bem como a construção da estrada, já em curso, projectos para “potencializar o desenvolvimento da localidade”.

O ministro do Mar também esteve na localidade de Preguiça, onde acompanhou o programa de fibragem de embarcações de pesca, que contempla 13 bote, dos quais oito já se encontram concluídos.

WM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar