João Teves, 01 Out (Inforpress) – A Fundação SimaJulia celebrou hoje, em São Lourenço dos Órgãos, o Dia Internacional da Pessoa Idosa e realçou a importância de valorizar os mais velhos e fortalecer a solidariedade comunitária.
Em declarações à imprensa, a presidente da Fundação SimaJulia, Teresa Mascarenhas, explicou que a instituição que dirige é um pilar na promoção da solidariedade e da inclusão social ao longo dos últimos seis anos.
Neste evento, a fundação também comemorou o seu sexto aniversário na presença de várias autoridades nacionais, locais e parceiros institucionais.
“Este é um momento de união, respeito e valorização da pessoa idosa, que merece ser acarinhada não apenas neste dia, mas em todos os dias do ano. É também uma oportunidade para celebrarmos a vida da nossa instituição e reafirmarmos o compromisso de continuar a servir a comunidade com amor e dedicação”, afirmou.
A presidente frisou ainda que a fundação, desde a sua criação, procura criar espaços de convivência intergeracional, para sensibilizar não só para o cuidado com os mais velhos, mas também para a educação das novas gerações no espírito da solidariedade.
Presente nesta celebração, o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, recordou que Cabo Verde tem vindo a reforçar as políticas de proximidade através do Plano Nacional de Cuidados, que já leva assistência diária a milhares de idosos em todo o país.
“Queremos que as pessoas cheguem a esta bonita idade integradas, saudáveis e com muita dignidade. Mas é preciso também reflectir sobre o abandono e a violência, muitas vezes nas próprias famílias. O apelo do Governo é para que todos contribuam para que os nossos idosos sejam acarinhados e amados”, disse.
O governante considerou ainda que o envelhecimento da população representa um desafio colectivo que deve ser enfrentado com solidariedade, responsabilidade e investimento em serviços que promovam o bem-estar, a saúde e a inclusão social das pessoas idosas.
Entre os presentes, a idosa Inês Lopes Tavares, mais conhecida por Nha Pomba, de 82 anos, expressou a sua alegria e o desejo de que todos possam chegar à terceira idade para também experimentarem essa alegria e sentir o mesmo carinho que recebem na fundação.
As comemorações começaram com uma missa solene e procissão na Igreja Matriz, em honra à Santa Teresinha presidida pelo pároco local, e prosseguiram com momentos culturais, de convívio e um almoço de confraternização dedicado a mais de 150 idosos da comunidade.
O evento, que reuniu autoridades, parceiros e comunidade local, reforçou a importância de políticas públicas e acções sociais que dignifiquem a pessoa idosa, ao mesmo tempo que celebrou seis anos de dedicação da Fundação SimaJulia à solidariedade e inclusão social.
DV/MC//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar