
São Filipe, 05 Fev (Inforpress) – A primeira pedra para a implementação dos projectos de iluminação pública LED na via de acesso ao aeródromo de São Filipe e da ciclovia e percurso pedonal foi lançada quarta-feira pelo primeiro-ministro.
Os projectos foram classificados de estruturantes para a mobilidade, segurança e qualidade de vida da população de São Filipe.
Na cerimónia do lançamento, o presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, agradeceu o apoio do Governo e sublinhou que os projectos de iluminação pública LED e ciclovia e percurso pedonal resultam de uma parceria sólida entre o Governo e o município.
Segundo o edil, trata-se de projectos que irão “transformar a cara de São Filipe”, cidade que assume um papel estratégico como porta de entrada e saída para os quatro municípios da região sul do país.
A intervenção contempla uma avenida totalmente iluminada com tecnologia LED, a primeira ciclovia e percurso pedonal da cidade de São Filipe, numa extensão aproximada de 1,8 quilómetros.
Para Nuías Silva, a obra permitirá que famílias, crianças e turistas usufruam da cidade com maior conforto e segurança, especialmente durante o período noturno, criando novos espaços de lazer e convivência.
O projeto é financiado a 100 por cento (%) pelo Governo e com cofinanciamento municipal na componente de urbanização e equipamentos, e integra uma visão mais ampla de desenvolvimento urbano, turístico e ambiental.
O edil destacou ainda futuros investimentos, nomeadamente na estância balnear e turística de Salinas, onde está previsto um investimento superior a 120 mil contos para reforçar a infraestrutura turística local.
Por sua vez, o ministro das Infraestruturas, Victor Coutinho, classificou o momento como histórico, afirmando que a obra marcará um “antes e depois” para a cidade e para a ilha.
O governante destacou que o projecto promove a mobilidade sustentável, incentiva estilos de vida mais saudáveis e torna a cidade mais inclusiva e integrada, à semelhança de iniciativas já implementadas em São Vicente, Praia e Sal.
Victor Coutinho agradeceu o envolvimento das instituições parceiras e reafirmou que o objectivo é transformar São Filipe numa cidade mais moderna, segura e preparada para os desafios do desenvolvimento sustentável.
O projecto da iluminação pública LED na via de acesso ao aeródromo de São Filipe faz parte do projecto nacional de iluminação 100 % LED com um orçamento global de 230 mil contos.
Segundo técnico da EDEC, o projecto de iluminação do acesso ao aeródromo está orçado em 13 mil contos, mas salientou que o projecto para a ilha do Fogo é de 55 mil contos e prevê a substituição de cerca de 4.300 pontos de iluminação e o reforço da ilha com mais 900 pontos de iluminação pública.
A iluminação LED do acesso do aeródromo de São Filipe vai ser executada pela empresa Edec e tem a duração de seis meses.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar