São Filipe: Nuías Silva destaca importância do investimento na formação tecnológica para futuro do município

Inicio | Sociedade
São Filipe: Nuías Silva destaca importância do investimento na formação tecnológica para futuro do município
08/08/25 - 02:55 pm

São Filipe, 08 Ago (Inforpress) – O “São Filipe Coding Summer Bootcamp” é uma iniciativa pioneira que tem como objectivo transformar as crianças, adolescentes e jovens de simples consumidores em verdadeiros produtores de tecnologia, disse hoje o edil de São Filipe, Nuías Silva.

Nuías Silva, que presidiu hoje à abertura da terceira edição do programa, sublinhou a importância “estratégica” do projecto para o desenvolvimento humano e tecnológico do município, da ilha e do país.

Nuías Silva pontuou que, embora existam outras iniciativas semelhantes, o Coding Bootcamp de São Filipe se diferencia por suas características únicas e pela ambição de preparar as novas gerações para os desafios do futuro.

“É motivo de alegria e satisfação. Estamos trilhando um caminho e buscando recursos onde for preciso para garantir que os nossos jovens estejam preparados para o que está por vir. Não é apenas sobre o presente, é sobre o amanhã”, advogou Nuías Silva.

A terceira edição do “São Filipe Coding Summer Bootcamp” decorre de 01 a 30 de Agosto e culminará numa feira tecnológica entre os dias 01 e 05 de Setembro, onde serão apresentados os projectos desenvolvidos pelos participantes.

Entre os projectos, destacam-se a criação de uma estação meteorológica, um sistema de alarme de incêndio, um jardim inteligente e uma lixeira automatizada com sensores de aproximação que abrem e fecham as tampas dos contentores.

Segundo o edil, o investimento financeiro necessário para a realização do Bootcamp é significativo, oscilando entre 1.000 e 1.500 contos por edição, incluindo a aquisição de equipamentos tecnológicos que, muitas vezes, precisam ser importados dos Estados Unidos devido à indisponibilidade no mercado nacional.

Cada participante recebe, gratuitamente, um kit completo com uniforme, caderno, garrafa de água, “placas arduin” e materiais para a programação de robôs e sistemas automatizados, disse Nuías Silva que apontou que a inscrição é simbólica, reforçando o carácter inclusivo do programa.

O projecto conta com o apoio fundamental da diáspora cabo-verdiana, especialmente na obtenção dos kits tecnológicos, além de parcerias com instituições como a Unitel T+ e o Green Studio RiftOne, que colaboram na componente de formação.

“Esta iniciativa é, acima de tudo, um investimento no capital humano. As grandes obras não são apenas os estádios, as praças ou as estradas, a maior obra é preparar os nossos jovens para o futuro. E esse futuro passa pela tecnologia, pela programação, pela sustentabilidade ambiental”, disse o edil.

Com uma média de 35 a 40 participantes por edição, a câmara municipal pretende expandir o projecto e realizar duas edições anuais, uma no verão e outra durante as férias escolares intermédias.

Além disso, está nos planos a criação da Casa da Ciência, um espaço permanente para o desenvolvimento de competências tecnológicas ao longo de todo o ano.

Segundo Silva, o São Filipe Coding Summer Bootcamp “reforça o compromisso da autarquia com uma educação voltada para o futuro e para a sustentabilidade, promovendo a inovação como ferramenta de transformação social”.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar