São Filipe, 11 Set (Inforpress) – A cidade de São Filipe e a ilha do Fogo está de luto pela perda "irreparável" de Ubaldo Lopes, uma figura central na política municipal local.
A notícia de seu falecimento, que encheu de consternação a comunidade foguense, foi recebida com profundo pesar, especialmente por aqueles que, como Eugénio Veiga, com ele partilharam anos de trabalho e amizade.
"Ubaldo Lopes dedicou 16 anos da sua vida à Câmara Municipal de São Filipe, num percurso notável de serviço público. Doze anos exerceu o cargo de vereador, seguidos de quatro anos na liderança da Assembleia Municipal como seu Presidente", disse Eugénio Veiga.
“Num testemunho de resiliência e patriotismo local, aceitou o desafio de integrar a equipa do executivo municipal durante quatro mandatos sucessivos, muitos deles em momentos particularmente difíceis e imprevisíveis para a região”, acrescentou Eugénio Veiga que sublinhou que a sua marca se encontra espalhada por todo o município.
Ubaldo Lopes foi um participante activo na implementação de projectos estratégicos que, hoje, são um legado visível em todos os cantos de São Filipe e suas freguesias.
A sua integridade e espírito colaborativo foram recordados por Eugénio Veiga, que, como antigo presidente da câmara municipal, trabalhou lado a lado com Lopes.
Eugénio Veiga revelou uma comovente troca de mensagens datada de 18 de Agosto, na qual Ubaldo Lopes, mesmo enfrentando um momento de profunda dor pessoal, não deixou de reiterar os laços de colaboração e a amizade sólida que os unia.
Neste momento de imensa tristeza, Eugénio Veiga endereçou à família enlutada as suas mais sentidas condolências.
"Neste momento de perda física irreparável, expresso minhas sentidas condolências à viúva, filhos, irmãos e demais familiares e votos de muita coragem para superar tão grande vazio", declarou.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar