São Filipe, 26 Set (Inforpress) – A vereadora da Educação da Câmara Municipal de São Filipe, Eva Spínola, presidiu hoje ao acto de entrega de “kits” escolares a 250 estudantes do 1.º ao 12.º ano de escolaridade dos quatro agrupamentos escolares do município.
A iniciativa integra o programa de acção social escolar da edilidade de São Filipe que visa garantir melhores condições de aprendizagem e inclusão para os alunos do município.
Segundo a vereadora Eva Spínola, foram investidos cerca de 800 mil escudos na aquisição dos “kits”, que têm um custo médio entre 2.800 a 3.000 escudos cada.
Os materiais entregues incluem mochilas, cadernos, canetas, réguas, transferidores, materiais de expressão plástica, uniformes e batas escolares, livros e outros utensílios essenciais para o ano lectivo.
A vereadora sublinhou que esta iniciativa é apenas uma parte do programa de apoio à educação promovido pela autarquia e lembrou que, anualmente, o município gasta entre 40 a 60 mil contos com o programa de educação, que inclui subsídios aos estudantes do ensino superior, transporte escolar e apoio às crianças nos jardins de infância, porque consideram a educação como um pilar fundamental do desenvolvimento.
O orçamento do programa de acção social escolar também contempla a realização de outros projectos, como a gala de excelência escolar, prevista para o próximo mês de Outubro, que visa reconhecer o mérito académico dos melhores estudantes do município.
No quadro do mandato 2024-2028, a câmara municipal prevê investir mais de 100 mil contos na reabilitação de infra-estruturas educativas, em cooperação com uma organização não-governamental luxemburguesa.
Estão incluídas neste plano as obras de reabilitação de três jardins de infância (Jardim Flôr de São Filipe, Monte Grande e Cabeça Monte) e de cinco escolas básicas, nomeadamente, as escolas de Ponta Verde, Monte Largo, Monte Grande, Lagariça e São Domingos.
Com este conjunto de acções, a Câmara Municipal de São Filipe reafirma o seu compromisso com a promoção de uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar