São Filipe, 16 Out (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Filipe anunciou hoje que irá duplicar o valor do subsídio destinado aos grupos oficiais carnavalescos para o desfile do Carnaval de 2026.
A medida, que representa “um reforço significativo” no apoio à cultura e à tradição local, elevará o valor total do apoio financeiro a 400 mil escudos por cada grupo oficial, comparado aos 200 mil escudos atribuídos em edições anteriores.
A informação foi avançada pela vereadora da Cultura, Lia Barbosa, que destacou ainda que mediante inscrição cada grupo passará a receber um adiantamento de 150 mil escudos já em 2025, como forma de garantir uma melhor preparação.
Este valor será disponibilizado logo após o encerramento das inscrições, previstas para o dia 10 de Novembro.
As inscrições para o desfile oficial do Carnaval de 2026 decorrem entre os dias 10 de Outubro e 10 de Novembro de 2025, nos balcões da câmara e apenas os grupos inscritos dentro do prazo legal estarão habilitados a receber o subsídio e a participar no desfile oficial na terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026.
"Este reforço demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento cultural do município e com a valorização do nosso Carnaval, que é uma das maiores expressões artísticas e populares de São Filipe", afirmou Lia Barbosa.
Além do apoio regular, a autarquia preparou ainda um Carnaval fora de época como parte das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, a realizar-se no próximo dia 18 de Outubro, no Centro Cultural Armand Montrond (CCAM).
O evento é organizado em parceria com os grupos Faixa da Terra, Mar Azul e Fantasia, e a receita das vendas de bilhetes será revertida integralmente para esses grupos.
A Câmara Municipal de São Filipe apela à colaboração de todos os grupos para que realizem a sua inscrição dentro do prazo estabelecido, contribuindo para a organização de um desfile “mais estruturado, seguro e vibrante”, à altura daquilo que promete ser um dos melhores carnavais de sempre no município.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar