
São Filipe, 12 Jan (Inforpress) - A câmara de São Filipe promove hoje a apresentação pública e socialização dos projectos do primeiro ‘car wash’ municipal de Cabo Verde e da ciclovia e percurso pedonal, no quadro da governação participativa.
A apresentação pública e socialização dos projectos, de acordo com uma nota da autarquia visa permitir a recolha de contributos e sugestões que poderão reforçar a eficiência e a qualidade dos projectos na sua fase de implementação.
Considerado um marco histórico para o município e para o país, o projecto primeiro ‘car wash’ municipal [local apropriado para lavar carros] reflete a visão estratégica e inovadora da equipa camarária, orientada para a modernização, organização e valorização do espaço urbano.
À semelhança de outras iniciativas estruturantes, como a primeira piscina municipal semiolímpica de Cabo Verde, o ‘car wash’, a ciclovia e o percurso pedonal reafirmam o compromisso da câmara com soluções “modernas, sustentáveis e alinhadas com as melhores práticas ambientais”.
Os beneficiários directos serão os lavadores de viaturas devidamente identificados através de um processo de cadastro realizado na cidade de São Filipe, que passarão a dispor de “infraestruturas adequadas, organizadas e com todas as condições técnicas e sanitárias” para o exercício formal da sua actividade.
A medida visa melhorar as condições de trabalho e a dignidade profissional, ao mesmo tempo que contribui para a preservação do espaço urbano, evitando a lavagem de viaturas em passeios e vias asfaltadas do centro histórico, prática proibida pelo código de posturas e prejudicial ao pavimento, à imagem urbana e ao ambiente.
Com este projecto, a câmara reforça o seu compromisso com uma São Filipe mais limpa, organizada, moderna e sustentável, promovendo a qualidade de vida e o uso responsável do espaço público.
O projecto da ciclovia e percurso pedonal foi apresentado em Dezembro passado ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e a uma delegação ministerial, tendo merecido o compromisso de financiamento e de parceria do Governo, através do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Energia.
Trata-se de uma iniciativa estruturante para o futuro do município, alinhada com a mobilidade sustentável, a melhoria da qualidade de vida e a valorização do espaço urbano.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar