São Domingos: MpD aponta abastecimento de água e desporto como principais preocupações da população (c/áudio)

Inicio | Política
São Domingos: MpD aponta abastecimento de água e desporto como principais preocupações da população (c/áudio)
20/08/25 - 04:23 pm

Cidade da Praia, 20 Ago (Inforpress) – A deputada do MpD, Isa Gandira, apontou hoje o abastecimento de água e a falta de infra-estruturas desportivas como principais preocupações da população das zonas de Godim, Mato Afonso e Banana, em São Domingos.

Em declarações à imprensa, à margem da visita que os deputados do Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) efectuou ao concelho de São Domingos, sublinhou que na localidade de Gudim persiste o problema de acesso à água potável, uma vez que os moradores ainda não dispõem de ligações domiciliárias.

Segundo explicou, a responsabilidade pela produção hídrica cabe ao Governo, mas compete à câmara municipal local a extensão da rede e a ligação às habitações, tarefa essa, que já dispõe de financiamento através do Fundo do Ambiente.

“No caso de Gudim, só este ano a câmara municipal recebeu 68 mil contos do Fundo do Ambiente para a mobilização de água, continuamos a chamar a atenção do poder local, pois a população questiona porque razão ainda não tem acesso à água nas suas casas”, apontou.

A deputada alertou igualmente para a necessidade de limpeza das ribeiras, apelando ao município para que resolva a situação “o mais rápido possível”.

No que diz respeito a Mato Afonso, revelou que já foi alcançado um entendimento para a disponibilização de um furo da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), que se encontrava em propriedade privada.

“Dentro de dias, a população vai poder ter água através de um tanque”, garantiu.

Isa Gandira avançou ainda que existe um projecto financiado pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a implementação de ligações domiciliárias em Gudim, Mato Afonso e Banana.

Sublinhou que, embora não haja ainda uma data definida, o processo “já está em andamento”.

“Se o poder local não responder, o mais importante é acudir à população. O essencial é satisfazer as suas necessidades”, frisou.

Durante a visita, a deputada deu voz, também, às preocupações dos jovens de Gudim que, apesar de terem conquistado o campeonato local de futebol, dizem não dispor de um campo para a prática desportiva.

A questão do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) foi outro ponto levantado pelos moradores, que associam o problema à falta de manutenção das baterias na chaminé da zona.

A deslocação dos deputados do MpD incluiu, igualmente, contactos com a população de outras zonas do município de São Domingos, onde foram recolhidas outras preocupações relacionadas com o sector agrícola e a empregabilidade dos jovens.

KA/AV//HF

Inforpress/FIM

Partilhar