Santo Antão: Governo propõe “maior motivação e empenho” aos técnicos do ICCA perante novos desafios

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Governo propõe “maior motivação e empenho” aos técnicos do ICCA perante novos desafios
02/10/24 - 02:31 pm

Paul, 02 Out (Inforpress) - A secretária de Estado da Inclusão Social destacou hoje a importância de “maior motivação e empenho” dos técnicos do ICCA, diante de novos desafios em comportamentos e situações inesperadas, com as quais têm de aprender a lidar.

Lídia Lima, que discursava na abertura do Encontro Nacional do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), que acontece em Santo Antão, enfatizou a importância de uma “visão integrada” na coordenação e chefias dos serviços do ICCA.

Segundo a secretária de Estado da Inclusão Social, é “essencial” congregar esforços e valências técnicas, bem como otimizar os recursos humanos disponíveis, para maximizar o impacto do trabalho realizado.

"É claro que as pessoas têm de exigir melhores condições", afirmou Lídia Lima, que destacou que o compromisso com a melhoria deve ser uma missão coletiva.

A governante ressaltou que as iniciativas em prol das crianças e do futuro do país devem ser a prioridade na área social e que é necessário colocar os objetivos das suas missões em primeiro lugar.

Isto, continuou, para garantir que as condições pessoais de todos sejam respeitadas, enquanto se dedicam a encontrar as melhores soluções para o ICCA.

Lídia Lima abordou também a eficácia dos comités municipais e elogiou o “bom funcionamento” do ICCA em Santo Antão, mas apelou à necessidade de replicar esse sucesso em todo o país.

"Precisamos de estratégias que garantam a continuidade das ações dos comitês municipais", disse, reconhecendo que a participação ativa dos membros é fundamental para o sucesso das iniciativas.

Lídia Lima apelou aos coordenadores e delegados para que mobilizem parceiros e promovam uma articulação eficaz entre as diversas instituições envolvidas.

"Os ganhos são visíveis, mas os desafios estão a aumentar. Precisamos estar preparados para enfrentá-los e preveni-los da melhor forma possível", finalizou.

Por sua vez, a presidente do ICAA, Zaida Freitas, destacou a resiliência e o comprometimento da equipa, ressaltando a importância da colaboração na superação de obstáculos.

"Tenho plena consciência de que o nosso trabalho é desafiante, é difícil e muitas vezes somos incompreendidos na nossa actuação. Mas sei também que somos resilientes e que, ao longo deste ano, muitos desafios foram superados e muitas conquistas foram alcançadas", afirmou.

Zaida Freitas destacou ainda força coletiva da equipa e mencionou que o verdadeiro valor do ICAA reside na união dos seus membros, que formam uma rede resiliente espalhada por todas as ilhas do arquipélago.

"O caminho de realizações que temos trilhado é resultado da nossa união, colaboração e determinação", acrescentou.

Embora reconheça as conquistas, a mesma fonte não hesitou em abordar as áreas que ainda precisam de melhorias, especialmente em relação aos recursos humanos.

"É fundamental que haja um aumento na quantidade e qualidade dos nossos profissionais, permitindo lideranças mais fortes", disse.

Zaida Freitas reforçou que o ICAA é mais do que uma instituição, é uma comunidade unida em prol da dignidade das crianças e adolescentes.

"Cada dia é uma nova oportunidade de inovar, aprender e crescer em parceria", concluiu, inspirando todos os presentes a continuarem a luta por um propósito comum.

Santo Antão acolhe até sexta-feira, 04, o encontro nacional de coordenação anual dos técnicos do ICCA, no auditório da Escola Januário Leite, no Município de Paul.

O evento reúne técnicos do ICCA para discutir e refletir sobre políticas e estratégias que visam fortalecer a proteção das crianças e adolescentes em Cabo Verde.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar