Santo Antão: Companhia teatral Juventude em Marcha estreia peça Problemas de Família II a pedido do público

Inicio | Cultura
Santo Antão: Companhia teatral Juventude em Marcha estreia peça Problemas de Família II a pedido do público
21/03/24 - 12:19 pm

Porto Novo, 21 Mar (Inforpress) – A companhia teatral Juventude em Marcha estreia na sexta-feira, 22, a peça Problemas de Família II em resposta a um convite do público que anseia ver o desfecho do drama vivido pelas principais personagens de obra cénica.

O líder da companhia teatral, Jorge Martins, disse à Inforpress que o público amante do teatro anseia ver o desfecho do drama vivido pela família de Urbin, senhor Antone, Marilena e kumped Inocense, personagens de destaque do Problemas de Família I.

A estreia desta peça insere-se nas comemorações dos 40 anos de fundação deste renomado grupo teatral, que decorrem entre os meses de Março e Junho com “um vasto leque de actividades” em Cabo Verde e na diáspora.

A peça Problemas de Família foi um dos primeiros trabalhos produzidos por este renomado grupo teatral, fundado a 25 de Março de 1984, com um repertório de dezenas de peças, muitas das quais adaptadas ao cinema, sendo de destacar a longa metragem Canjana.

Aliás, a peça Problemas de Família foi a primeira da companhia teatral Juventude em Marcha a ser adaptada ao pequeno ecrã, com a produção, há cerca de 35 anos, do telefilme pela televisão cabo-verdiana.

Rabo da Bruxa, Dilema, Preço de Um Contrabando, Órfãos do Penedo, Partilha das Almas e Canjana são os outros filmes produzidos até agora por Juventude em Marcha.

A obra “Pinha ma Kentei” será a segunda longa metragem do grupo Juventude em Marcha, depois de “Canjana”, produzida em 2018.

Ainda neste fim de semana, o destaque do programa comemorativo do quadragésimo aniversário do grupo teatral Juventude em Marcha vai para o desfile, sábado, 23, do grupo de Carnaval Monte Sossego, São Vicente, na cidade do Porto Novo.

Ainda no sábado, além do baile de conjunto, haverá ainda uma homenagem aos grupos musicais Ferro Gaita, Nho Kizik e Tubarões e uma distinção da Juventude em Marcha, por parte do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

As celebrações dos 40 anos de Juventude em Marcha arrancaram nos dias 15 e 16 de Março, com feira agrícola, gastronómica e do artesanato e com uma exposição de artes plásticas do artista santantonense Eduardo Bentub, residente na Eslovénia.

Houve ainda dança com os grupos Maravilhas Tropical, Ballet Milla e com a Escola Progresso.

Houve igualmente música com os artistas e grupos Nhe Ambroze, Irmãos Unidos, Ailine, Nelly Pires, Nhô Kzik e Rodji.

As comemorações vão decorrer também no estrangeiro, com uma agenda de espectáculos na Europa, a partir do mês de Maio, mais concretamente em Portugal, Luxemburgo, Itália, França e nos Países Baixos.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar