Santo Antão: Ribeira Grande poderá avançar com uniformização visual dos táxis em 2026 – autarquia

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Ribeira Grande poderá avançar com uniformização visual dos táxis em 2026 – autarquia
30/04/25 - 09:56 pm

Ribeira Grande, 30 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Grande, em Santo Antão, poderá avançar no próximo ano com a uniformização visual dos táxis em operação no concelho, anunciou hoje o presidente da autarquia, durante uma sessão da Assembleia Municipal.

Segundo Armindo Luz, a medida visa não apenas melhorar a imagem urbana, mas também valorizar o serviço prestado pelos taxistas, promover a sua integração nas políticas locais de mobilidade sustentável e reforçar a identidade visual do município.

“Trata-se de uma proposta que não visa apenas a uniformização estética, mas também a valorização do serviço prestado, a facilitação da identificação pública dos táxis, a melhoria da imagem urbana e o reforço do sentimento de pertença a um município que caminha para o futuro com ordem, coerência e identidade própria”, afirmou.

O modelo proposto para a nova identidade visual dos táxis, segundo o edil, baseia-se em três elementos principais: a cor branca, como base da pintura, faixas azuis em alusão ao mar e faixas amarelas remetendo ao pôr do sol da ilha.

“Queremos que o serviço de táxi represente não só funcionalidade, mas também o que somos enquanto comunidade insular”, reforçou.

A iniciativa pretende ainda, conforme a mesma fonte, impulsionar a criação de uma Associação de Taxistas no concelho, com o objectivo de organizar o sector, fomentar acções de formação e garantir uma representação estruturada da classe. Actualmente, estima-se que existam cerca de 20 profissionais da área a operar na Ribeira Grande.

“A proposta regulamentar será posteriormente trabalhada com a Direção-Geral dos Transportes Rodoviários, numa lógica de concertação institucional. A uniformização dos táxis insere-se numa estratégia mais ampla da autarquia para modernizar os serviços de mobilidade e preparar o concelho para os desafios do desenvolvimento urbano e turístico”, salientou.

LFS/JMV

Inforpress/Fim

 

Partilhar