Santo Antão: Rapper CuK Tel Martelo lança novo videoclipe “Pa nôs 2” transmitindo inspiração e crítica social

Inicio | Cultura
Santo Antão: Rapper CuK Tel Martelo lança novo videoclipe “Pa nôs 2” transmitindo inspiração e crítica social
16/09/25 - 04:15 pm

Ribeira Grande, 16 Set (Inforpress) – O novo videoclipe do rapper santantonense Cuk Tel Martelo, intitulado “Pa nôs 2”, está disponível nas plataformas digitais e aborda críticas sociais misturadas com acção policial, auto-revolução e amor pela mãe na luta pelos sonhos.

Enquadrado no projecto “Construindo sonhos, inspirando almas” a gravação disponibilizada aborda a força e a vontade de vencer, mostrando dedicação à mãe, num vídeo em que o autor e protagonista, Cuk Tel Martelo, expõe a luta que normalmente muitos enfrentam numa sociedade cheia de estereótipos.

“Mamã i´m sorry” é o refrão muito ouvido durante o videoclipe, realizado na cidade da Ribeira Grande, num roteiro onde o protagonista aparece entrando e saindo pelas artérias da cidade, de mochila às costas, sob suspeita, perseguição e actuação policial num desfecho intrigante.

À Inforpress, CuK Tel Martelo disse que no contexto actual “vive-se muito uma ideia de tráfico”, por isso resolveu inovar no videoclipe misturando acção com “tráfico de informação que é o melhor” que se pode utilizar para o desenvolvimento local, de Santo Antão e de Cabo Verde.

“Parte desta história é real, porque antes tínhamos uma questão de tensão policial, consumo e suspeita de tráfico. Podemos fazer esta crítica no contexto social e como uma chamada de atenção, principalmente para os adolescentes que são a faixa mais vulnerável, devido à fase de rebeldia em que se quer provar, contrariar e existe muita vulnerabilidade em relação às outras pessoas mal-intencionadas”, lançou. 

Durante o videoclipe a ideia de tráfico contrasta com a imagem da estátua de Nossa Senhora do Rosário, sobranceiro no miradouro da cidade, onde foi acrescentado a inscrição da sigla PUVA (Povo Unido Vitória Absoluta), que provém do nome Povoação, explicado pelo rapper como uma estratégia de marketing e divulgação do videoclipe.

No novo trabalho “Pa nôs 2” policiais armados revistaram a mochila de Cuk Tel Martelo e foram surpreendidos com um embrulho contendo uma camisola com a inscrição “Construindo sonhos, inspirando almas” e palavras de motivação como; “Vai lá e faça acontecer”, “auto-revolução”, “O crime não compensa”, deitando por terra suspeitas de crime sobre o protagonista.

Ainda, no videoclipe “Pa nôs 2”, com produção e pós-produção da EYE e Sklly Beats mix e Master RafLuck, o rapper Cuk Tel Martelo entoa que “O sistema prende, mas o rap liberta”, daí disse acreditar que o novo trabalho é uma forma de reforçar o sentimento de luta que todos precisam.

O nome artístico Cuk Tel Martelo, explicou o rapper, deriva em parte do ambiente familiar (CuK), e de rima musical, sendo que a palavra “Martelo” também pode ser visto como um instrumento de ordem.   

EL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar