
Paul, 27 Out (Inforpress) - O Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação anunciou hoje, através das suas redes sociais oficiais, a conclusão dos trabalhos de protecção costeira em Coice das Pombas, no concelho do Paul, Santo Antão.
De acordo com o comunicado, a intervenção abrange mais de 100 metros e tem como objectivo reforçar a segurança das habitações situadas junto à orla marítima.
“O projecto, financiado pelo Fundo Nacional de Emergência (FNE) e pelo Fundo de Turismo (FT), representou um investimento de 50 milhões de escudos cabo-verdianos”, lê-se na publicação.
O primeiro projecto para a construção de um muro de protecção na Cidade das Pombas remonta a 2015, quando o Governo lançou a obra, então orçada em 15 mil contos, que não chegou a avançar.
Em Julho de 2017, o então presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo, afirmou ter recebido do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, a garantia de que a requalificação da orla marítima constava entre os projectos prioritários a financiar em Santo Antão.
Na mesma altura, a então ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, apresentou um pacote de projectos para a ilha, destacando a requalificação das orlas marítimas das Pombas.
Em 2020, o Governo realizou uma intervenção de urgência na orla marítima da cidade, repondo parte do muro de protecção das habitações, num investimento de sete mil contos, financiado pelo Ministério das Infraestruturas.
A medida reduziu a exposição das famílias às recorrentes invasões marítimas.
Ainda em 2020, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), estava previsto avançar com a requalificação integral da orla marítima da cidade, num investimento estimado em 120 mil contos.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar