Santo Antão: Laboratório do Hospital Regional João Morais sem reagentes há várias semanas – director

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Laboratório do Hospital Regional João Morais sem reagentes há várias semanas – director
14/01/26 - 01:07 pm

Ribeira Grande, 14 Jan (Inforpress) – O laboratório de análises clínicas do Hospital Regional João Morais, Santo Antão, encontra-se sem reagentes há várias semanas, confirmou hoje o director da unidade, Nilton Sousa, apontando a situação como um problema de âmbito nacional.

Entre os reagentes em ruptura de estoque constam os utilizados para exames de glicemia, creatinina e proteína C-reativa (PCR), essenciais para o acompanhamento clínico de vários doentes.

Em declarações à Inforpress, Nilton Sousa explicou que a Direcção-geral da Farmácia “tem envidado esforços” para assegurar o envio dos reagentes, mas que têm surgido constrangimentos ao nível da logística.

Segundo o responsável, os materiais já terão sido embarcados, estando retidos no processo de transporte interilhas, situação que, assegura, “está em vias de ser resolvida”.

“Ainda hoje fui informado de que temos uma encomenda no armazém do Interilhas. Não tenho a confirmação de que se trate dos reagentes, mas espero que seja, para que possamos resolver este problema, tendo em conta que os materiais já foram enviados desde a semana passada”, afirmou.

O director do hospital reconheceu os constrangimentos causados pela falta de reagentes, mas manifestou a expectativa de que a situação fique regularizada “o mais breve possível”.

LFS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar