Santo Antão: Deputado diz que Governo está confortável com a ilha pelo trabalho realizado em dez anos

Inicio | Política
Santo Antão: Deputado diz que Governo está confortável com a ilha pelo trabalho realizado em dez anos
01/09/25 - 03:48 pm

Porto Novo, 01 Set (Inforpress) – O deputado do Movimento para a Democracia (MpD, poder) eleito pelo círculo de Santo Antão Damião Medina disse hoje que “O Governo está confortável” com a ilha “pelo trabalho realizado” nesses dez anos de governação.

Damião Medina, que falava à imprensa a propósito de vários encontros mantidos nos últimos dias com os membros do Governo, na cidade da Praia, declarou que este investiu em Santo Antão, desde 2016, mais de dez milhões de contos em áreas como a saúde, estrada, água e saneamento, agricultura, desporto e formação profissional.

“Isto é obra e deve ser valorizado. O Governo, pelo trabalho realizado desde 2016 nesta ilha, está confortável com Santo Antão. São mais de dez milhões de contos investidos”, sublinhou este parlamentar.

De entre os investimentos realizados ou em execução, Damião Medina destacou a instalação de parques solares, o desencravamento das comunidades, a construção do centro de saúde da Ribeira das Patas, o projecto de água e saneamento de Santo Antão, o polo de formação profissional do Porto Novo e os campos de futebol do Paul e do Tarrafal, na Ribeira Grande.

Relativamente a projectos em carteira, o deputado referiu-se à valorização das aldeias rurais, ao restauro dos caminhos vicinais, à construção de 36 habitações e a uma nova campanha de perfuração, além de investimentos na agricultura no Paul.

A ampliação do porto do Porto Novo e o aeroporto de Santo Antão foram outras questões abordadas pelo Governo, segundo Damião Medina, para quem se está perante “dois projectos estruturantes que estão bem encaminhados” para "alavancar o processo de desenvolvimento" da ilha.

São, para este parlamentar, “duas alavancas do desenvolvimento” de Santo Antão, “capazes de conter a sangria” que a ilha tem sido alvo com a saída de jovens para outras ilhas ou para o estrangeiro.

O parlamentar Medina disse ter ainda incentivado o Governo a prosseguir com o desencravamento das comunidades, com os programas de requalificação urbana e ambiental e com os projectos de reabilitação e construção de habitação.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar