
Ribeira Grande, 02 Abr (Inforpress) – O cofre simbólico colocado pela comunidade de Monte Joana, em Boca de Abóbada, para angariar fundos destinados a um estudo de viabilidade da estrada de acesso, foi vandalizado esta semana, após ter sido instalado a 21 de Março.
Em declarações à Inforpress, Francisco Lopes, membro da comunidade, manifestou tristeza pelo sucedido, considerando tratar-se de “uma fraqueza mental de alguém” que se deslocou ao local durante a madrugada para arrombar o cofre.
Segundo a mesma fonte, o caso foi conhecido na quarta-feira, 01, por volta das 06:00, após ter sido chamado ao local, descrevendo o momento como de choque.
“Quando cheguei, nem soube como reagir. Trata-se de uma pobreza mental de uma pessoa ir lá com um ferro tentar arrebentar o cofre”, afirmou.
Francisco Lopes indicou que o cofre poderia conter cerca de 10 mil escudos e avançou que a comunidade já apresentou queixa junto da polícia, esperando que o caso seja esclarecido.
Apesar do acto de vandalismo, Francisco Lopes assegurou que a comunidade não desistirá da iniciativa, reafirmando a determinação de se manter mobilizada na procura de soluções que viabilizem o acesso rodoviário à localidade.
“O caminho está para a frente. Não vamos desistir, vamos continuar com a nossa demonstração. Desta vez, iremos criar uma conta bancária, que é mais seguro”, sublinhou.
A comunidade de Monte Joana tem vindo a intensificar a mobilização em torno da construção de uma estrada de acesso, denunciando promessas incumpridas ao longo dos anos e defendendo que a ausência de uma via condiciona o desenvolvimento local.
No final de Março, moradores reuniram-se em Boca de Abóbada para manifestar o seu descontentamento e lançar a iniciativa do cofre simbólico, apelando também ao voto em branco como forma de protesto face à falta de respostas concretas.
Na ocasião, Francisco Lopes, emigrante na Holanda durante 40 anos, afirmou que a reivindicação atravessa gerações, sublinhando que a inexistência de estrada dificulta o escoamento de produtos, a fixação da população e o transporte de materiais de construção.
Em Janeiro, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo da Luz, afirmou à Inforpress que a construção da estrada para Monte Joana constitui um compromisso, garantindo que pretende assegurar o acesso automóvel até ao final do mandato, ainda que numa primeira fase em terra batida.
LFS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar