Ponta do Sol, 24 Set (Inforpress) – O padre José Eduardo disse hoje aos fiéis religiosos durante a homilia de Nossa Senhora do Livramento que celebrar a festa é fazer memória viva, é expressão da vida, da fé de um povo.
A cidade da Ponta do Sol, freguesia da Nossa Senhora do Livramento, celebra hoje, 24, o dia da santa padroeira.
Em declarações à Inforpress, após a missa solene no largo da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, o padre José Eduardo, que veio da cidade da Praia para presidir à cerimónia religiosa, disse que o seu objectivo foi ajudar as pessoas porque o dia de hoje é mais do que uma celebração de uma data e de um rito.
“Nós hoje nos juntamos para celebrar a nossa fé, para celebrar Maria, a senhora do livramento. Tentei ajudar as pessoas a perceber que no fundo a nossa identidade enquanto povo e enquanto comunidade cristã está entranhada na experiência e na devoção a Deus e a Maria”, contou.
Pontuou ainda que é por isso que ao longo da sua homilia disse que “celebrar a festa do Livramento é fazer memória viva, é expressão da vida, da fé de um povo”.
Segundo o sacerdote, nos rostos das pessoas consegue-se ver histórias, ver vidas e experiências, como Maria, a senhora do Livramento.
“Ajudei as pessoas a perceber que, apesar da nossa fragilidade, dos nossos pecados, apesar das fugas do quotidiano, Deus vai à nossa procura porque ele nos ama, ele quer ver-nos feliz, como Maria, ela não fugiu, assumiu toda a verticalidade do horizonte a sua missão, não obstante as dificuldades” concluiu.
Por sua vez, o pároco da paróquia, padre Rui Nobre, aproveitou para agradecer a boa participação dos fiéis, a Deus e pediu pela intercessão de Nossa Senhora para que todos possam caminhar com esperança num mundo melhor, de paz, justiça, amor e fé entre os homens.
A missa em homenagem à padroeira é o momento mais marcante do dia, com a presença de vários fiéis residentes e de outras paragens que aproveitam para viver a fé, cumprindo promessas e renovando e ainda participando em outras actividades como arrematação de ramos.
EL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar