Porto Novo, 17 Mai (Inforpress) – A Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA) pretende promover, “nos próximos tempos”, uma reflexão envolvendo os autarcas e os santantonenses sobre a criação de uma agência de desenvolvimento na ilha.
A ideia que foi lançada durante a primeira sessão da Assembleia Intermunicipal de Santo Antão, que se realizou nesta semana no Porto Novo, e o presidente da associação dos municípios desta ilha, Armindo Luz, numa reação, disse entender que se trata de “algo sobre o qual os autarcas devem reflectir”.
“A ideia é boa e é algo sobre o qual temos de analisar. É possível criar uma agência de desenvolvimento no quadro da AMSA. Precisamos analisar o seu enquadramento jurídico, mas vamos reflectir sobre isso nos próximos tempos”, notou Armindo Luz.
Na assembleia intermunicipal, o deputado João Fonseca lançou a ideia de se pensar em transformar o Gabinete Técnico Intermunicipal (GTI) numa Agência de Desenvolvimento.
Para já, segundo o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, a aposta vai no sentido de apetrechar o GTI de técnicos para melhor poder funcionar, sendo ele o órgão de planeamento desta associação.
Há já alguns anos, os municípios de Santo Antão estiveram envolvidos na criação de uma sociedade de desenvolvimento regional, projecto que estava a ser apoiado pelo Governo, mas que acabou por não avançar.
Essa sociedade funcionaria como uma “estrutura de planificação” do desenvolvimento de Santo Antão tanto a nível do turismo, mas também do sector primário (agricultura, pesca, pecuária) e se encarregaria da gestão dos activos do Estado nesta ilha.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar