Santiago Norte: PAICV pede manutenção das barragens e mais iniciativas de apoio aos agricultores

Inicio | Política
Santiago Norte: PAICV pede manutenção das barragens e mais iniciativas de apoio aos agricultores
12/05/25 - 12:50 pm

Calheta, São Miguel, 12 Mai (Inforpress) –  A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte apelou hoje ao Governo e à Câmara Municipal de São Miguel a mobilizarem recursos para a manutenção das barragens e criação de apoios e incentivos para os agricultores.

A preocupação foi expressa durante uma conferência de imprensa realizada nas imediações da barragem de Flamengos, no município de São Miguel, pelo porta-voz da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, em Santiago Norte, Adosindo Furtado.

O porta-voz explicou que a equipa esteve de visita ao município e dialogou com agricultores das áreas abrangidas pelas barragens de Flamengos e Principal, constatando dificuldades na gestão da água.

Segundo Adosindo Furtado, embora as barragens estejam com água disponível, os agricultores enfrentam obstáculos para realizar a rega devido à falta de apoios e de sistemas adequados.

“Os agricultores que conseguem implementar sistemas de bombeamento e rega gota-a-gota conseguem beneficiar desta água, enquanto muitos outros permanecem sem acesso a esses recursos essenciais para a prática da agricultura, utilizada como fonte de sustento das famílias”, afirmou.

Além disso, o porta-voz expressou preocupação com o estado de conservação das barragens, especialmente nos muros de protecção, que estão em avançado estado de deterioração, uma situação que, segundo o mesmo, representa um risco para crianças, transeuntes e agricultores que circulam na área.

Por isso, a CPR do PAICV apelou ao Governo e à Câmara Municipal de São Miguel para que realizem a “manutenção urgente” das estruturas, garantindo a segurança de todos.

Além disso, pediu a criação de condições e medidas concretas para apoiar os agricultores no aproveitamento eficiente da água das barragens, contribuindo para o desenvolvimento agrícola na região.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar