
João Teves, 19 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos apelou hoje a uma “articulação mais forte” entre os diversos intervenientes para que o turismo de natureza se torne uma verdadeira alavanca do desenvolvimento humano, económico e cultural.
Euclides Cabral fez esta declaração durante a sessão de abertura da III Conferência Internacional do Turismo Rural e de Natureza, que decorre no município de São Lourenço dos Órgãos, onde sublinhou a necessidade de parcerias sólidas entre municípios, Governo central, sector privado, organizações internacionais e comunidades locais.
“Só assim conseguiremos transformar o turismo de natureza numa verdadeira alavanca de desenvolvimento humano, económico e cultural”, afirmou, destacando a plena disponibilidade da edilidade em trabalhar lado a lado com o Instituto do Turismo, parceiros nacionais e internacionais, bem como a sociedade civil para alcançar este patamar.
Silva enalteceu a escolha do concelho como palco do evento, realçando o potencial natural e cultural da região, marcada por paisagens montanhosas, clima ameno, biodiversidade rica, o emblemático Jardim Botânico e o Pico d´Antónia, o ponto mais alto da ilha de Santiago.
Segundo o autarca, o turismo de natureza vai muito além de uma oportunidade económica, representando também um compromisso com a preservação ambiental, o respeito pelas comunidades locais e a promoção de experiências autênticas.
A câmara municipal, acrescentou, tem investido na requalificação de trilhas ecológicas, no apoio a iniciativas comunitárias de turismo rural, na promoção da agricultura geológica e na educação ambiental, como ferramentas de transformação e sustentabilidade.
No entanto, reconheceu que os desafios exigem maior cooperação e ressaltou que “eventos desta natureza só ganham dimensão e resultados sustentáveis quando há um envolvimento efectivo do governo local.
“É no território que as políticas se concretizam, as comunidades se mobilizam e os investimentos se materializam”, sustentou.
O edil garantiu ainda que projectos estruturantes na área do turismo serão apresentados em breve ao Instituto do Turismo e a outros parceiros, para valorizar recursos naturais, melhorar condições de acolhimento de visitantes e gerar mais emprego e rendimento para a população.
Para Euclides Silva, esta conferência deve ser entendida como “um divisor de águas” para a definição de estratégias concertadas em prol do turismo de natureza, contribuindo para o desenvolvimento local, nacional e para a afirmação de Cabo Verde como destino sustentável.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar