Sal: Atleta internacional paralímpica Heidilene Oliveira na ilha para estágio preparatório para Paris´24

Inicio | Desporto
Sal: Atleta internacional paralímpica Heidilene Oliveira na ilha para estágio preparatório para Paris´24
28/05/24 - 06:57 pm

Espargos, 28 Mai (Inforpress)- A atleta velocista paralímpica cabo-verdiana Heidilene Oliveira e o seu guia Jailson Oliveira encontram-se na ilha do sal para um estágio preparatório, de 12 dias, para os jogos paralímpicos Paris’2024.

Antes disso a atleta com baixa visão severa, T12, e o seu guia vão participar do Grand Prix de Paris que acontece já entre os dias 13 a 14 de Junho.

Conforme a velocista, a expectativa para estas competições vai depender, em muito, dos estágios que vão tendo e das condições para a preparação.

“Já começamos o nosso estágio aqui na ilha do Sal para o Grand Prix agora em junho e esperemos que continuemos assim, com estágios em Portugal para que tudo corra da melhor forma possível”, sublinhou.

Informação corroborada pelo seu treinador e guia, Jailson Oliveira, que explicou que dentro das condições que a ilha de São Vicente oferece para treinarem, “Heidilene se encontra em boa forma física e mentalmente melhor ainda, e os resultados falam por si”.

O treinador espera melhores resultados com o estágio que irão fazer no Sal, Praia e Lisboa.

Para o presidente da direção da Federação Cabo-verdiana de Desporto Adaptado (FECADA), Júlio Rocha Fortes, os atletas que vão a Paris´2024 estão a preparar em vários lugares, realçando que Heidilene Oliveira encontra-se na ilha do Sal, o atleta Marilson Semedo na cidade da Praia, assim como o Gracelino Barbosa que se encontra também no país.

Porém, o mesmo sublinhou que estão sendo feitos todos os esforços, em conjunto com os parceiros de Portugal e do Comité Paralimpico de Cabo verde e do Instituto do Desporto e Juventude, no sentido dos atletas partiram para Portugal para um estágio internacional de mais de um mês.

O mesmo frisou que tem sido preocupação da federação a preparação de atletas, e a criação de condições mais propícias para que os atletas de Cabo Verde estejam melhores preparados para as grandes competições.

De relembrar que os atletas paralímpicos Heidilene Oliveira, Marilson Semedo e Gracelino Barbosa já estão qualificados para os Jogos Paralímpicos Paris’2024, mas vão continuar a intensificar os seus treinos, em Cabo Verde e depois em Portugal, para uma melhor prestação.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar